O professor Edson da Costa Bortoni, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), recebeu da Sociedade Internacional de Automação (ISA) o título de Fellow. Esse título atesta que um grupo imparcial, representante da indústria, reconheceu a contribuição cientifica do agraciado para a evolução dos profissionais de automação de todo o mundo. O processo se dá através do Comitê de Admissões da ISA e os candidatos são eleitos pelo Conselho Executivo.
Bortoni recebeu o título das mãos do presidente da ISA, Jerry Cockrell, durante jantar do Congresso Anual da Sociedade em Houston, no Texas. O professor também recebeu uma placa comemorativa destacando as suas contribuições técnicas e educacionais utilizadas em vários processos de gerenciamento energético.
Foi a primeira vez que um membro da ISA na América do Sul recebeu o título de Fellow. “Esta homenagem coroa o trabalho realizado em mais de quinze anos de estudo e desenvolvimento de sistemas de instrumentação aplicados tanto a sistemas industriais, como aos energéticos”, destacou o professor brasileiro. Ele já possui duas patentes de equipamentos de medição aplicados à operação otimizada de centrais hidrelétricas e vem desenvolvendo projetos de pesquisa e desenvolvimento junto às empresas do setor energético e agencias de fomento nas áreas de monitoramento de ativos, medição e otimização energética. O trabalho vem resultado diversas publicações qualificadas, além da co-autoria de dois livros que promovem a interface entre estas áreas.
”
