UNIFEI

Grupo De Alunos Da Unifei Vai Implantar O Gespública Em Itajubá

Com o objetivo de melhorar a atuação dos serviços públicos municipais, um grupo de alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), coordenados por um professor, vai implantar o Gespública na prefeitura da cidade. O programa será implantado ao longo de três anos, visando sempre à melhoria contínua da organização pública.

O Gespública é um programa do Ministério do Planejamento e Orçamento, criado em 2005 e voltado para a orientação de órgãos públicos, baseado na avaliação continuada da gestão. Ele consiste basicamente em três campos de atuação: Auto-Avaliação, Plano de Melhoria e Avaliações Periódicas. Aplicado principalmente em prefeituras, seu objetivo é melhorar continuamente os serviços públicos em busca da excelência em gestão, mantendo a natureza das organizações em atender as necessidades da população.

Conforme explicou o aluno do terceiro ano do curso de Engenharia de Produção da UNIFEI, Vinicius Libânio, o primeiro ano de implantação do programa, será dedicado ao estabelecimento das bases de atuação que envolve, entre outras ações, o mapeamento e controle de processos, padronização e a metodologia japonesa dos 5 S. Essa metodologia, que já está sendo implementada na prefeitura, trabalha cinco sensos a serem seguidos: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.

Com as bases implantadas e gerando uma melhoria contínua na gestão municipal, o grupo pretende inscrever a prefeitura no Gespública 250 pontos, e dar continuidade ao trabalho no terceiro ano inscrevendo o órgão no Gespública 500 pontos. O grupo acredita que a partir de então, a prefeitura estará apta a prosseguir no trabalho sozinha.

O grupo responsável pela implantação do Gespública em Itajubá é formado por 18 alunos de graduação em Engenharia de Produção, quatro alunos de mestrado e cinco professores. A coordenação é de responsabilidade do professor João Batista Turrioni, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), da UNIFEI.
 

Veja mais notícias