UNIFEI

Unifei Participa Do I Curso Brasil–Estados Unidos Sobre Biocombustíveis

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) participou do I curso Brasil-Estados Unidos sobre Biocombustíveis, realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). O curso foi resultado dos esforços conjuntos de diversas entidades dos Estados Unidos e do Brasil, lideradas pela Comissão Fulbright. O evento contou com a participação de 30 alunos de pós-graduação, sendo 15 de cada país. A UNIFEI foi representada pelo professor Electo Silva Lora e pelo doutorando Mateus Henrique Rocha, pertencentes ao Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (NEST), do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM).

O curso teve como principais objetivos promover a educação interdisciplinar em biocombustíveis entre estudantes de pós-graduação brasileiros e americanos, e facilitar o intercâmbio entre instituições de educação superior, científicas e outras organizações públicas e privadas no Brasil e nos Estados Unidos na área de biocombustíveis e bioenergia. Além disso, visou a formação de mão-de-obra altamente especializada direcionada para toda a cadeia de produção de biocombustíveis de primeira, segunda e terceira gerações.

Durante o evento, o professor Electo ministrou a palestra “Tecnologias de Gaseificação”, onde foram apresentados os fundamentos, potencialidades e limitações desta tecnologia, assim como os resultados obtidos nesta temática na UNIFEI. Em função do grande efeito alcançado com o evento, uma segunda edição do curso será realizada no próximo ano, nos Estados Unidos.

Um dos palestrantes americanos que participou do curso, o professor Robert Brown, da Universidade de Iowa e diretor do Instituto de Bioeconomia e do Centro de Tecnologias Ambientais Sustentáveis, visitou a UNIFEI recentemente. Em uma reunião com o reitor, professor Renato Nunes, Brown disse que ficou impressionado com o elevado nível dos laboratórios e pesquisas realizadas pelo NEST. Durante a visita foi avaliada a possibilidade de estabelecer um convênio de colaboração e o intercâmbio de alunos e professores entre as duas instituições. O professor norte-americano também ministrou uma palestra intitulada “Rotas Termoquímicas para Biocombustíveis” para os alunos de pós-graduação da UNIFEI. Após a passagem pela instituição itajubense, Brown visitou a cidade de Pedralva, onde a universidade planeja instalar uma unidade tecnológica.
 

Veja mais notícias