A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu a visita dos diretores das empresas Axxiom, Centro de Inovações (CSEM Brasil) e Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), atuantes na área de desenvolvimento tecnológico, para um conjunto de apresentações. A visita teve como objetivo estabelecer a integração de esforços para o desenvolvimento de projetos conjuntos entre a universidade e as empresas.
O evento foi organizado pelos diretores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Paulo Kleber Duarte Pereira (diretor de Planejamento e Orçamento) e José Policarpo Gonçalves de Abreu (diretor Científico). O encontro de apresentação das empresas contou com a presença do reitor, professor Renato Nunes, vice-reitor, professor Paulo Shigueme, pró-reitores, diretores dos Institutos e membros dos Grupos de Pesquisa (GEPEs) da UNIFEI.
A abertura do evento foi realizada pelo professor Renato Nunes que firmou a intenção de estabelecer parcerias com as empresas. Paulo Kleber, da FAPEMIG, enfatizou a importância da busca de novos parceiros dentro de Minas Gerais, objetivando incentivar o desenvolvimento tecnológico e a manutenção dos recursos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Estado. Policarpo também ressaltou que a aprovação do mestrado profissionalizante pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, não descarta a necessidade e a importância do mestrado em pesquisa, para o desenvolvimento científico do país. O diretor também anunciou o professor da UNIFEI, Vitório Alberto de Lorenci, como novo membro de uma das Câmaras da instituição.
A Axxiom é a mais nova força no mercado de Tecnologia da Informação para os setores elétrico, gás e saneamento. Resultado da sinergia de importantes empresas do setor, ela reúne a vitalidade de uma nova iniciativa com a experiência de seus sócios, para oferecer aos clientes um profundo conhecimento de negócios, parcerias estratégicas e um modelo de atuação flexível. A Axxiom é um novo integrador de soluções em tecnologia, a seu lado na implantação de soluções inovadoras e eficientes. Com esses requisitos ela deverá exercer papel importante na gestão dos projetos de P&D da CEMIG.
O centro de inovações CSEM Brasil não tem fins lucrativos e foi fundado pelo CSEM S.A. (Centre Suisse d’Electronique et Microtecnique) da Suíça e a Fir Capital, empresa gestora de investimentos, baseada em Belo Horizonte. O CSEM Brasil tem apoio do Governo de Minas Gerais e da UFMG e foi criado para desenvolver e industrializar tecnologias transformando pesquisas básicas aplicadas em produtos com alto valor agregado nas áreas de nano, micro tecnologias, engenharia de sistemas, telecom e tecnologia da informação. O CSEM Brasil conta com a colaboração do CSEM Suíça onde a empresa atua em estreita colaboração com as universidades, combinando P&D com demandas por tecnologias ou produtos de alto conteúdo tecnológico e inovador.
”
