O Laboratório de Transferência de Calor (LabTC), do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) tem como objetivo desenvolver técnicas experimentais e de métodos numéricos em transferência de calor e em fenômenos de transporte. Assim, além dos alunos terem a possibilidade de colocar em prática as teorias estudadas em sala de aula, o laboratório também pode desenvolver ensaios para a indústria através de técnicas de medição de propriedades termofísicas de materiais.
O LabTC desenvolve atividades em pesquisa desde 2007, e nesse período foram aprimorados os equipamentos utilizados e otimizados os trabalhos de pesquisa. Atualmente o laboratório conta com um grupo gestor formado pelos professores e pesquisadores Sandro Metrevelle M. de Lima e Silva (coordenador), Ana Lúcia Fernandes de Lima e Silva, Genésio José Menon, João Roberto Ferreira e Rogério Fernandes Brito. Além do grupo gestor, o LabTC conta com uma equipe formada por mestrandos e graduandos.
Os projetos desenvolvidos no laboratório seguem as linhas de transferência de calor, fenômenos de transporte e fluidos de escoamento, e abordam temas como a Determinação de Propriedades Termofísicas de Materiais Metálicos e Polímeros, o Desenvolvimento de Técnicas de Problemas Inversos, a Identificação dos Campos Térmicos em Processos de Fabricação, o Estudo Experimental e Numérico da Transferência de Calor por Convecção Natural em Dissipadores e o Estudo do Método da Fronteira Imersa com Modelo Físico Virtual Aplicado a Escoamentos com Corpos Imersos com e sem Transferência de Calor, a Simulação de Grandes Escalas de Escoamentos Turbulentos utilizando o Método de Elementos Finitos e a Simulação Numérica de Escoamentos não Isotérmicos.
O LabTC colabora com o desenvolvimento de mais de sete projetos envolvendo a atuação de transferência de calor. Uma das metas do laboratório, segundo o coordenador Sandro Metrevelle, é estabelecer uma aplicação maior dos recursos dispostos pela unidade junto à indústria através de testes de medição de propriedades termofísicas de materiais e medição de condutibilidade de ferramentas, sobretudo daquelas utilizadas em indústrias de usinagem. O coordenador acrescentou que “a transferência de calor está em todos os equipamentos eletrônicos do dia a dia e encontrar soluções para a melhoria do funcionamento desses equipamentos é de extrema importância”.
Outro ponto fundamental destacado pelo professor é a possibilidade dos alunos colocarem em prática as teorias, inclusive, a disciplina Transferência de Calor para a graduação, passa a ter sua parte prática aplicada dentro do laboratório já no próximo semestre. Metrevelle destacou que o laboratório não está restrito aos estudantes do curso de Engenharia Mecânica e sim à disponibilidade dos alunos da UNIFEI que se interessem pela área de transferência de calor.
O LabTC apresenta uma estrutura com equipamentos para aquisição de dados, termômetro infravermelho, estufa para controle de temperatura ambiente, controlador de temperatura, fonte de alimentação de corrente contínua e computadores de última geração. Conta também com parceiros como o Laboratório de Transferência de Calor e Massa (LTCM), o Laboratório de Meios Porosos e Propriedades Termofísicas (LMPT) e o Grupo de Fabricação da UNIFEI.
Para maiores informações acesse o link: htt://www.iem.unifei.edu.br/labtc
”

