UNIFEI

Acompanhe atividades da Pró-Reitoria de Graduação acontecidas em outubro e novembro

O objetivo do seminário foi promover reflexões e discussões a respeito das contribuições científicas que envolvem o tema inclusão.
O objetivo do seminário foi promover reflexões e discussões a respeito das contribuições científicas que envolvem o tema inclusão.
“Educação e trabalho na vida da pessoa com deficiência: relato de experiência” foi o tema debatido pelo servidor Cláudio Ferreira Teixeira, do Tribunal de Contas de Volta Redonda - RJ, e por Hugo Nunes Machado, aluno da Unifei.
“Educação e trabalho na vida da pessoa com deficiência: relato de experiência” foi o tema debatido pelo servidor Cláudio Ferreira Teixeira, do Tribunal de Contas de Volta Redonda – RJ, e por Hugo Nunes Machado, aluno da Unifei.

VII Seminário de Inclusão na Unifei

Nos dias 17 e 18 de outubro, foi realizado no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) o VII Seminário de Inclusão para promover reflexões e discussões a respeito das contribuições científicas que envolvem o tema. O evento foi destinado às comunidades interna e externa e sua organização ficou sob a responsabilidade do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) e da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), contando com o apoio da direção do Instituto de Física e Química (IFQ).

Segundo a coordenadora do NEI, professora Ana Carolina Sales Oliveira, do IFQ, “o objetivo deste seminário é criar oportunidades para que seja estudado o tema da inclusão em todos os sentidos, uma vez que as temáticas relacionadas à diferença, à alteridade, à cultura e à identidade no campo pedagógico precisam, cada vez mais, ser discutidas, promovendo uma maior (re)significação do pensamento de incluir.”

Para a participação no evento, foram disponibilizadas 80 vagas, porém houve 145 inscritos, dos quais 103 participaram. No primeiro dia do evento, foi promovida a mesa redonda “Identidades, gênero e relações étnico-raciais”, que contou com a participação dos professores Patrícia Aparecida Vigilato e Paulo Cezar Nunes Junior. No mesmo dia, à noite, foi proferida a palestra “Transtorno do Espectro Autista: considerações clínicas”, ministrada por Lília Maíse de Jorge.

Já no segundo dia, ocorreu a mesa redonda “Mulheres na engenharia e nas ciências”, que foi composta pelas professoras Elisângela de Jesus Cândido Moraes e Sandra Giacomin Schneider, ambas da Universidade de São Paulo (USP), campus de Lorena – SP.

A última mesa redonda, “Educação e trabalho na vida da pessoa com deficiência: relato de experiência”, ficou por conta do servidor Cláudio Ferreira Teixeira, do Tribunal de Contas de Volta Redonda – RJ, e do aluno da Unifei, Hugo Nunes Machado. Após o término de cada atividade, houve um momento para perguntas e reflexões sobre a temática inclusiva.

Ainda neste ano, o NEI da Unifei – campus de Itabira realizou, entre os dias 6 e 7 de novembro, o III Encontro de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Universidade. E para o ano de 2020, o NEI está planejando outras atividades sobre o assunto com profissionais capacitados, proporcionando novas reflexões em torno da inclusão.

Para mais informações sobre o seminário realizado e o trabalho do NEI, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (35) 3629-1962 ou 3629-1659 e também pelo e-mail: nei.itajuba@unifei.edu.br.

No campus da Unifei de Itabira, a assembleia ocorreu em dois horários e contou com a participação de, aproximadamente, 250 estudantes assistidos pelo PAE.
No campus da Unifei de Itabira, a assembleia ocorreu em dois horários e contou com a participação de, aproximadamente, 250 estudantes assistidos pelo PAE.
Em Itajubá, 500 estudantes, aproximadamente, compareceram nos dois horários da assembleia realizada.
Em Itajubá, 500 estudantes, aproximadamente, compareceram nos dois horários da assembleia realizada.

Assembleias sobre o PAE

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) da UNIFEI realizou nos dias 30 de outubro, em Itabira, e 05 de novembro, em Itajubá, assembleias com os alunos que participam do Programa de Assistência Estudantil (PAE).

Segundo a diretora da DAE, professora Janaína Roberta dos Santos, os objetivos das assembleias foram apresentar as mudanças ocorridas no PAE para 2020 – sendo a principal delas o Edital de Análise Socioeconômica, que precederá os editais relacionados aos auxílios específicos – e esclarecer sobre a documentação exigida para a inscrição no programa.

No campus da UNIFEI de Itabira, a assembleia ocorreu em dois horários e contou com a participação de, aproximadamente, 250 estudantes assistidos pelo PAE. Na oportunidade, a assistente social da DAE no campus de Itabira, Márcia das Dores Evangelista, conversou com os alunos e esclareceu várias dúvidas relacionadas à documentação, além de aspectos relacionados ao edital e ao programa de modo geral.

Em Itajubá, a assembleia também ocorreu em dois horários e contou com a participação de, aproximadamente, 500 estudantes atendidos pelo programa. As assistentes sociais do campus de Itajubá, Andreia Teixeira e Tamirys Meirielle Marques, tiraram as dúvidas dos alunos sobre aspectos normativos do PAE e sobre o edital e, principalmente, esclareceram questões relacionadas aos documentos exigidos para inscrição.