Festival de Futsal Masculino


Entre os dias 25 e 27 de novembro, aconteceu na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) o Festival de Futsal Masculino, organizado pelo técnico desportivo Gabriel Dambros. Os jogos foram disputados no ginásio poliesportivo do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE).
O festival teve por objetivo reunir alunos da UNIFEI que tivessem interesse em participar da modalidade, e suas equipes competiram no formato de dupla eliminatória. Esta foi a segunda edição do evento, que teve início em 2017.
As vagas para participar da competição foram ilimitadas e a divulgação da inscrição foi realizada via formulário eletrônico no e-mail dos alunos e também pela página do Facebook da equipe de Futsal Masculino da Unifei. Neste ano, participaram 55 estudantes, divididos em oito equipes. Dentre elas, a vencedora recebeu um troféu como forma de premiação.
De acordo com Gabriel Dambros, o envolvimento dos alunos na prática de esportes é importante para o desenvolvimento de habilidades comportamentais, como valores éticos e morais, inteligência emocional, cooperação, liderança, além de promover uma vida mais saudável. “O ambiente e as atividades proporcionadas aos alunos via sala de aula não dão conta da estimulação dessas habilidades. Buscamos, por meio da promoção do esporte, oferecer aos alunos da UNIFEI essa complementação em relação à formação acadêmica, muitas vezes tida como diferencial pelo ambiente corporativo”, disse o técnico.
Mais informações sobre o festival estão disponíveis na página da equipe de Futsal Masculino da Unifei: https://www.facebook.com/FutsalMasculinoUnifei/.
EDUni


Nos dias 14 e 15 de setembro, aconteceu na UNIFEI a 10ª edição do Encontro Desportivo Universitário (EDUni), campeonato esportivo organizado pela Atlética UNIFEI. Os jogos aconteceram nas praças esportivas da Prefeitura Municipal de Itajubá e também em quadras externas à Universidade. As equipes atuaram em 20 modalidades desportivas, como basquete, futsal, rugby, softball, natação, handebol e xadrez, entre outras.
Com o intuito de promover a interação entre os atletas, uma confraternização foi realizada na noite do primeiro dia de competição na sede social do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Nesta edição, tanto a adesão da comunidade externa quanto do público das Atléticas convidadas foi maior em relação às edições anteriores. Durante todo o campeonato, mais de 300 alunos convidados participaram da competição. Os alunos da UNIFEI também se destacaram, atuando como atletas ou torcedores.
O processo de seleção das Atléticas foi realizado por meio de apresentações no 1º Congresso Técnico, realizado no Cine A de Itajubá, no qual as equipes convidadas mostraram o motivo pelo qual deveriam participar da competição. Durante o congresso, também foram apresentadas informações sobre o evento aos presentes. Após essa etapa, as equipes que apresentaram melhor desempenho foram convidadas oficialmente para participar do EDUni.
O objetivo da competição foi promover um ambiente no qual os atletas pudessem competir e mostrar a melhora no seu desempenho profissional conquistada por meio dos treinos. Segundo os organizadores, apesar de alguns desafios, a competição possibilitou trocar experiências e fazer novas amizades.