






Cerca de 60 integrantes da delegação esportiva da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) estiveram em Pará de Minas, cidade localizada a 96 quilômetros de Belo Horizonte, para representar a Instituição nos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), realizados entre os dias 12 e 17 de julho.
Os técnicos desportivos Gabriel Dambros, Ricardo de Melo Dias e Vinícius Rodrigues Costa de Oliveira estiveram à frente das equipes de basquete masculino, futsal feminino e masculino e de vôlei feminino e masculino. A edição 2022 dos JUMs marcou a retomada do evento de forma presencial após a pandemia de Covid-19.
Além da UNIFEI, as competições contaram com a participação de equipes das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV) e Viçosa – Campus Florestal (UFV-CAF), do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) e do Centro Universo Campus Belo Horizonte (UNIVERSO-BH).
Resultados
As equipes da UNIFEI conseguiram bons resultados nos JUMs. O time de basquete masculino, acompanhado pelo técnico Vinícius Oliveira, conquistou a medalha de prata na categoria.
O vice-campeonato também foi conquistado pelas equipes de futsal feminino e futsal masculino, ambas treinadas pelo técnico Gabriel Dambros. Já os times de vôlei feminino e vôlei masculino, treinados por Ricardo Dias, voltaram com o bronze.
A UNIFEI, por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQ) e do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), parabeniza os atletas e ressalta que sempre busca incentivar as ações esportivas na Universidade a fim de tornar-se uma referência nesse segmento.
Amistoso Sub-19
Além de competir nos JUMs, o time masculino de vôlei da UNIFEI participou de uma partida amistosa contra a Seleção Brasileira Sub-19, no dia 25 de julho, às 19 horas, no Ginásio do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), em Santa Rita do Sapucaí – MG.
O evento foi organizado pelo professor Eduardo Ribeiro, responsável pela área de esportes do INATEL, e pelos membros da comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-19.
O time da UNIFEI, orientado pelo técnico Ricardo Dias, teve a oportunidade de jogar contra uma equipe experiente e contribuir para a preparação da Seleção para o Campeonato Sul-Americano de Voleibol Masculino Sub-19.