UNIFEI

UNIFEI realiza colação de grau de formandos do 2º semestre de 2023 em Itabira, tendo como patronesse e paraninfo ex-alunos da Instituição

Foto oficial dos novos graduados com os professores coordenadores e homenageados de cada curso e os componentes da mesa de honra.
A colação de grau foi presidida pelo reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni.
A engenheira Marita Arêas de Souza Tavares, graduada em 1962 pelo então IEI e Doutora Honoris Causa da UNIFEI, foi a patronesse da colação.
O engenheiro Kezer Marcus Morais de Almeida, graduado em Engenharia Elétrica, em 1989, pela então EFEI, e atualmente diretor de Operações da Hatch do Brasil e diretor regional da América Latina para Mineração, foi o paraninfo da turma de formandos.
A formanda Harue Genghini Shibuta, do curso de Engenharia de Produção, prestou o juramento em nome da turma.
O graduado Gabriel Toffanetto França da Rocha, do Curso de Engenharia de Controle e Automação, recebeu das mãos do reitor a Láurea Acadêmica.
Sara Cristina Coelho Soares, do curso de Engenharia de Produção, foi a oradora da turma.
O pró-reitor de Graduação da UNIFEI, professor Edmilson Marmo Moreira, durante seu discurso.
O diretor-geral do campus da UNIFEI em Itabira, professor Gilberto Duarte Cuzzuol, deixou sua mensagem aos novos graduados.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, também participou da colação de grau. (Crédito das fotos: Professor Cleber Gonçalves Júnior / SECOM – UNIFEI)

O campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em Itabira realizou no dia 23 de fevereiro, sexta-feira, a cerimônia oficial de colação de grau da turma de formandos do 2º semestre de 2023. O evento ocorreu no auditório do Colégio Nossa Senhora das Dores, às 19 horas. A turma foi constituída por 101 alunos dos cursos das Engenharias Ambiental, da Mobilidade, de Computação, de Controle e Automação, de Materiais, de Produção, de Saúde e Segurança, Elétrica e Mecânica.

Além do reitor, professor Edson da Costa Bortoni, a mesa de honra foi composta pela patronesse da turma, engenheira Marita Arêas de Souza Tavares, graduada em 1962 pelo então Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI) e Doutora Honoris Causa da UNIFEI; o paraninfo, engenheiro Kezer Marcus Morais de Almeida, graduado em Engenharia Elétrica, em 1989, pela então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), e atualmente diretor de Operações da Hatch do Brasil e diretor regional da América Latina para Mineração; o diretor geral do campus de Itabira, professor Gilberto Duarte Cuzzuol; o pró-reitor de Graduação, professor Edmilson Marmo Moreira; a assessora de Registro Acadêmico do campus de Itabira, Renata Santana Nepomuceno; a representante da Associação dos Diplomados da Universidade Federal de Itajubá (AD-UNIFEI Nacional), professora Gabriela da Fonseca de Amorim, e o prefeito municipal de Itabira, Marco Antônio Lage.

Abertura

Após a composição da mesa e a entrada dos formandos por curso, o professor Edson Bortoni fez a declaração de abertura da colação de grau seguida da execução do Hino Nacional Brasileiro. A formanda Harue Genghini Shibuta, do curso de Engenharia de Produção, prestou o juramento em nome da turma, o qual foi confirmado pelo reitor, que conferiu os respectivos graus aos formandos.

Depois da diplomação de todos os formandos, o graduado Gabriel Toffanetto França da Rocha, do Curso de Engenharia de Controle e Automação, recebeu das mãos do reitor a Láurea Acadêmica, reconhecimento concedido aos estudantes que concluem a graduação dentro do prazo mínimo de integralização curricular e conquistam o índice de rendimento acadêmico igual ou superior a 9.

Homenagens

Os professores homenageados durante a cerimônia foram: Edson Aparecido Laurindo, pelo curso de Engenharia Ambiental; Washington Batista Vieira, de Engenharia da Mobilidade; Rafael Francisco do Santos, de Engenharia de Computação; Tiago Gaiba de Oliveira, de Engenharia de Controle e Automação; Francisco Moura Filho, de Engenharia de Materiais; Tábata Nakagomi Fernandes Pereira, de Engenharia de Produção; Daniel de Souza Costa Calvo, de Engenharia de Saúde e Segurança; Ronaldo Eugênio de Souza Filho, de Engenharia Elétrica, e Leonardo Albergaria Oliveira, de Engenharia Mecânica.

Discursos

A oradora da turma foi Sara Cristina Coelho Soares, do curso de Engenharia de Produção. “À medida que damos os primeiros passos no mercado de trabalho, devemos nos lembrar de que fomos formados para sermos profissionais que fazem a diferença, para contribuir e construir um mundo melhor e, independentemente de qual caminho cada um de nós irá seguir, grandes realizações e impactos serão alcançados com toda a nossa dedicação e empenho. Hoje temos a sensação de dever cumprido e a plena consciência de que o nosso futuro está apenas começando. Que nossos voos sejam cada vez mais altos”, disse Sara durante sua fala.

Em seu discurso, o prefeito Marco Antônio Lage falou em nome de toda a comunidade de Itabira, parabenizando os novos graduados e desejando-lhes êxito em sua vida profissional, bem como reconhecendo o trabalho de todos os servidores docentes e técnico-administrativos da UNIFEI que contribuíram para a formação dos alunos e mais especificamente para a organização e realização da colação de grau.

Também fizeram uso da palavra o pró-reitor de Graduação, professor Edmilson Marmo Moreira; o diretor geral do campus da UNIFEI em Itabira, professor Gilberto Cuzzuol; o paraninfo, engenheiro Kezer Markus Morais de Almeida, e a patronesse, engenheira Marita Arêas de Souza Tavares.

Impacto positivo

O pró-reitor de Graduação assim se expressou em sua mensagem aos graduados: “Que possamos abraçar as escolhas que fazemos com coragem e sabedoria, lembrando que cada decisão que tomamos pode ser uma oportunidade para criar um impacto positivo em nossas vidas e na vida dos outros. Que, além do relógio, possamos nos permitir ser guiados também pela intuição e pela paixão que nos impulsionam em direção aos nossos sonhos e aspirações. Parabéns a todos os formandos por suas conquistas, e que o tempo que está por vir seja tão repleto de significado e realização quanto os momentos que vocês compartilharam juntos na UNIFEI. Todos nós, professores e servidores, continuaremos torcendo por vocês. Felicidades!”.

Poder de transformar

Dirigindo-se aos novos profissionais, o paraninfo, engenheiro Kezer Almeida, disse: “Como engenheiros, vocês têm o poder de transformar o mundo ao seu redor. Usem esse poder com sabedoria e responsabilidade, e nunca percam de vista o impacto que suas ações podem ter na vida das pessoas. A Engenharia é uma profissão que exige não apenas conhecimento técnico, mas também criatividade, inovação e comprometimento com a sociedade. […] Lembrem-se sempre de que o conhecimento é uma ferramenta poderosa, mas é o caráter e a integridade que definem quem somos como profissionais. Sejam éticos em suas práticas, respeitem o meio ambiente e as comunidades onde atuam, e nunca deixem de buscar a excelência em tudo o que fazem”.

Orgulho da profissão

Em seu discurso, a patronesse deixou aos novos graduados “alguns indicativos que possam ser lembrados complementarmente a tudo que já lhes foi ensinado e recomendado”, entre os quais destacou: “Recomendo-lhes ostentar com muito orgulho a profissão escolhida por vocês, com a consciência de que a Engenharia e a Tecnologia, presentes em tudo que se relaciona com o universo e a vida humana, são, cada vez mais, elementos determinantes do crescimento econômico do País. E também, o orgulho de se identificarem onde quer que estejam, como egressos da UNIFEI”.

Conclusão da cerimônia

Após os discursos do paraninfo e da patronesse, o reitor entregou-lhes certificados em reconhecimento pelo prestígio aos graduados do 2º semestre de 2023 do campus de Itabira e pela atuação de cada um deles como ex-alunos junto à UNIFEI.

Por fim, o professor Edson Bortoni fez seu pronunciamento, representando a comunidade acadêmica. “Não tenham medo de enfrentar uma entrevista ou um desafio profissional. Vocês estão amplamente preparados para isso. Nossa Universidade tem sido reconhecida nos principais rankings mundiais, estando, em alguns deles, entre as 200, 100 ou 50 melhores universidades do mundo. Somos reconhecidos nas principais empresas do país e do mundo”, disse o reitor em sua mensagem aos novos graduados.

Foram, então, repassadas informações aos novos graduados sobre certificado de conclusão de curso e emissão do diploma digital, bem como sobre a atuação da Fundação Theodomiro Santiago (FTS), e a cerimônia foi encerrada com a realização de uma foto oficial dos novos graduados com os professores coordenadores e homenageados de cada curso e os componentes da mesa de honra.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo