[:pb]
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da Engenheira Maria Luiza Fontes, a primeira mulher a se formar na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), à época Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI), ocorrido em 21 de junho.
Maria Luiza, nasceu no Rio de Janeiro em 1924 e veio para Itajubá quando seu pai, funcionário do Ministério da Guerra, foi transferido para a cidade. A ex-aluna passou em 15º lugar no vestibular do IEI em 1945, formou-se em 1950 e recebeu seu diploma das mãos do ex-presidente Juscelino Kubitschek, governador de Minas Gerais à época.
Após concluir a graduação, Maria Luiza se mudou para o Rio de Janeiro e iniciou sua carreira profissional no setor de padronização do Plano Postal, pertencente à Empresa de Correios e Telégrafos. Recebeu uma bolsa de estudos do governo francês para fazer o curso de mecanização postal em Paris e aproveitou para visitar diversas outras cidades da França e da Alemanha para conhecer os centros de triagens dos serviços postais dos correios. Naquela época, este era um serviço que estava para ser implantado no Brasil, pois ainda era realizado de forma manual.
Agradecemos a Maria Luiza por seu pioneirismo ao trilhar a carreira de Engenheira Eletricista, uma verdadeira ousadia para a época. Ela tornou-se referência e deve ser sempre lembrada.
À família, nossa solidariedade e votos de conforto nesse momento de dor.
Leia aqui a homenagem feita por Reynaldo Barros, Presidente do CREA-RJ: https://goo.gl/b4fXYR[:]