







Nos dias 8, 9 e 10 de abril, foram realizados presencialmente, nos campi da UNIFEI de Itajubá e de Itabira, os seminários de apresentação de resultados dos indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2019-2023.
Organizados pela Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI), com apoio da Reitoria, os seminários contaram com a participação de todas as pró-reitorias, das unidades de apoio e da Diretoria do Campus de Itabira (DCI), que apresentaram indicadores estratégicos da Universidade Federal de Itajubá, com vigência no referido plano.
O evento faz parte de uma sequência de Seminários de Desenvolvimento Institucional, cuja proposta, a partir de 2024, deverá constar na programação anual da UNIFEI, com o objetivo geral de garantir que a comunidade universitária participe da gestão e do monitoramento do planejamento estratégico da Instituição.
Os seminários realizados de 8 a 10 de abril, especificamente, tiveram como objetivo proporcionar transparência ativa à comunidade, a respeito dos indicadores e resultados diretamente relacionados ao planejamento estratégico institucional do quinquênio 2019-2023, bem como detalhar o contexto por meio do qual se desenvolveram.
Representando a Reitoria, o professor Antônio Carlos Ancelotti Júnior, vice-reitor da UNIFEI, destacou o pioneirismo do seminário e a importância que a gestão atribui para a transparência dos dados e das informações, especialmente as orçamentárias. O docente comentou também sobre algumas das principais ações desenvolvidas pelas unidades administrativas da Universidade e salientou a relevância da integração e coordenação dos trabalhos nos níveis estratégico, tático e operacional na entrega de resultados efetivos para a comunidade.
No primeiro dia de evento, 8 de abril, gestores das pró-reitorias de Graduação (PRG), de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Extensão (PROEX) realizaram a apresentação dos indicadores e das ações voltados ao ensino, pesquisa e extensão. Nesse dia, foram apresentados 30 indicadores, dos quais 20 (67%) sinalizaram melhoria ou manutenção na comparação entre 2022 e 2023.
Já no segundo dia, apresentaram-se o chefe de Gabinete, o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), os gestores das pró-reitorias de Administração (PRAD) e de Gestão de Pessoas (PRGP), das diretorias de Tecnologia e Informação (DTI) e de Relações Internacionais (DRI), do Centro de Educação (CEDUC) e da Secretaria de Comunicação (SECOM). O panorama geral dos 28 indicadores apresentados nesse dia aponta para a melhoria ou manutenção de 17 indicadores (61%), no comparativo entre os dois últimos anos do plano (2022/2023).
No último dia do evento, gestores da Diretoria do Campus de Itabira apresentaram os resultados relacionados a 5 indicadores das áreas de Administração, Infraestrutura e Gestão de Pessoas daquele campus, dos quais 3 se apresentaram no patamar da melhoria ou manutenção, na relação entre 2022 e 2023.
À comunidade universitária, convidada para os seminários, foi dada a oportunidade de participar ativamente, a partir da formulação de questionamentos aos gestores, como forma de ampliação do diálogo entre a Administração e os usuários.
Os três dias de seminário foram gravados e os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da SDI, assim como as apresentações de slides utilizadas pelos gestores, por meio das quais é possível ter acesso completo às informações de monitoramento para os anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.
Para saber mais, acesse os slides apresentados no seminário e a playlist com as gravações nos links abaixo:
Slides: https://bit.ly/slidesind1923
Playlist: https://youtube.com/playlist?list=PLmZ64dx6zw_RTl1huNWAiob6RW4jNCRwN&si=zLupT4ClWKAcA-PM