





De 16 a 18 de abril foi realizado no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) o Seminário Institucional de Avaliação do PIBID com o tema “Desafios e perspectivas na formação de professores: políticas e práticas educacionais”. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política governamental de formação inicial de professores em nível superior administrada pela CAPES, do Ministério da Educação (MEC).
O evento foi realizado no Auditório I do Instituto de Física e Química (IFQ) e contou com uma programação que visou compartilhar com a comunidade os resultados dos projetos desenvolvidos pelos “pibidianos” nas escolas estaduais de Itajubá durante o biênio 2022-2024.
A palestra de abertura teve como tema os “Desafios na formação de professores de Ciências: um olhar a partir da desigualdade social e educacional”, proferida pela professora Dra. Graciella Watanabe, da Universidade Federal do ABC (UFABC). Já a palestra de encerramento abordou o tema “Os artefatos culturais e suas contribuições para as práticas educativas”, sendo ministrada pela professora Dra. Luisa Dias Brito, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).
O Seminário Institucional de Avaliação do PIBID contou com a parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Pró-reitoria de Graduação (PRG) e dos institutos de Matemática e Computação (IMC) e de Recursos Naturais (IRN), além do IFQ.
Durante o biênio 2022-2024, o PIBID da UNIFEI foi coordenado institucionalmente pela professora Dra. Paloma Alinne Alves Rodrigues, do IFQ. Já a equipe do PIBID foi constituída por 48 bolsistas dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química.
Nesta edição, o PIBID da UNIFEI foi composto por dois subprojetos de natureza interdisciplinar. A professora Dra. Andreia Arantes Borges, do IRN, foi a coordenadora do subprojeto Biologia/Ciências/Química, que contou com a colaboração dos supervisores Alexandre Serafim, João Pedro de Oliveira Braga e Marcela Aparecida Nunes Tamura, respectivamente das escolas estaduais Wenceslau Braz, Florival Xavier e Ana Laura Pereira.
Já o subprojeto Física/Matemática foi coordenado pela professora Dra. Danielle Aparecida Reis Leite, do IFQ, que atuou em conjunto com os supervisores Anderson Marcelo Gomes, Cristina Cândida de Macêdo e Reginaldo Aparecido Ferreira, respectivamente das escolas estaduais Florival Xavier, Silvério Sanches e João XXIII.