UNIFEI

Plano de internacionalização da Unifei promove intercâmbio com docentes altamente qualificados

[:pb]

 A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) tem promovido minicursos, palestras e workshops, entre outras atividades acadêmicas, ministradas por docentes estrangeiros e destinadas especialmente aos professores e alunos dos programas de pós-graduação, tanto de mestrado como de doutorado.

 O objetivo da Unifei com a ação é ampliar o intercâmbio com docentes altamente qualificados e fortalecer parcerias científicas entre professores/pesquisadores do exterior e professores/alunos dos programas de pós-graduação da Universidade, contribuindo para o avanço do conhecimento e para a formação qualificada de recursos humanos.

 O Programa de Apoio para a Vinda de Professor/Pesquisador Visitante do Exterior (PVExt), previsto no Edital 01/2017, com recursos da Unifei, atende uma diretriz da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e está contemplado no plano de internacionalização da Universidade. Seis programas de pós-graduação da Unifei foram contemplados no Edital: Ciência e Tecnologia da Computação; Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade; Educação em Ciências; Engenharia de Energia; Engenharia Elétrica e Física.

 O PVExt foi viabilizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Unifei. “Estamos promovendo o intercâmbio entre os professores e grupos de pesquisa da Unifei com professores do exterior, esperando que essa aproximação, além da troca de experiências e conhecimento, fomente a publicação de trabalhos conjuntos para alavancar as pesquisas realizadas na Universidade. Isso dará mais visibilidade e possibilitará aumentar as citações dos nossos artigos, resultantes de pesquisas, elevando a classificação da Universidade em rankings internacionais”, comentou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Carlos Eduardo Sanches da Silva.

 Para os docentes estrangeiros, o Programa vem ao encontro de diretrizes de suas universidades e traz benefícios mútuos, como apontou o docente de Engenharia de Sistemas Biológicos da Washington State University (WSU), professor Dr. Manuel Garcia-Pérez. “Essa ação cumpre programas de sinergismo dos Estados Unidos e da Washington State University com outros países, possibilitando identificar fortalezas e talentos que possam contribuir para solucionar problemas globais. Cria a oportunidade para verificarmos como poderemos transferir tecnologias de um lado a outro no futuro”, disse Garcia-Pérez, que recentemente atendeu demandas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia da Unifei.

 Professores e alunos da Unifei também apontam como positiva a realização do programa inédito, que traz vários profissionais estrangeiros à Universidade. “Nada substitui o contato direto com docentes de elevado nível. É muito mais produtivo que apenas a troca de e-mails, por exemplo. Amplia relacionamentos e inclui mais pessoas da Universidade. É fundamental para nós essa troca de conhecimento, em especial para fortalecer o posicionamento da Unifei entre as melhores universidades do mundo”, comentou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia da Unifei, professor Electo Eduardo Silva Lora.

 Segundo a PRPPG e a SRI, outros programas dessa natureza deverão acontecer na Unifei, integrados ao plano de internacionalização da Universidade. “Planejamos realizar outras ações e aprimorar as estratégias para contemplar demais cursos da pós-graduação. Ficamos felizes em trazer seis docentes altamente qualificados para contribuírem com professores e alunos do mestrado e doutorado”, expressou o secretário de Relações Internacionais da Unifei, professor Maurílio Pereira Coutinho.

* Texto produzido com informações de Hérika Nogueira, bolsista da Fapemig – SRI/Unifei.

O professor Garcia-Pérez conversando com alunos da Unifei sobre publicação de artigos.
O professor Kiruba Haran (ao centro, de calça e camisa claras), da Universidade de Illinois, juntamente com o professor Edson Bortoni e membros da equipe de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Unifei visitando o Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen).
Os professores Manuel Garcia-Pérez, da Washington State University, e Electo Eduardo Silva Lora, da Unifei.

Programas de Pós-graduação da Unifei contemplados no Edital 01/2017:

Programa de Pós-graduação Professor Visitante Instituição Internacional
Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade José Antonio Cadima Ribeiro Portugal – Universidade do Porto
Ciência e Tecnologia da Computação Pradeep Kumar Gupta Índia – Jaypee University of Information Technology
Educação em Ciências Pedro Guilherme Rocha Reis Portugal – Universidade de Lisboa
Física Lawrence Howard Ford EUA – Tufts University
Engenharia de Energia Manuel Garcia Perez EUA – Washington State University
Engenharia Elétrica Kiruba Haran EUA – University of Illinois

[:]