

Enquanto para muitas pessoas o carnaval é uma época de festas, viagens e muita folia, nove estudantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, decidiram aproveitar esse período festivo neste ano de uma maneira diferente.
Eles e outros 20 universitários, de instituições mineiras e de outras regiões do país, participaram do Ecofolia 2018, projeto ambiental criado em 2014 e realizado no Parque Estadual Mata do Limoeiro, no distrito de Ipoema, no município de Itabira – MG, tendo como principal objetivo da ação fortalecer a rede de voluntariado e a ligação das instituições de ensino com o local.
A Unifei esteve representada no projeto pelos alunos Victor Drummond, do curso de Engenharia de Materiais, e Amanda Oliveira, Ana Carolina Souto, Claudilene Souto, Daniele Pazini, Diuli Nunes, Janaina Fonseca, Weslley Douglas e Fernanda Bicalho, todos da Engenharia Ambiental.
Os temas da edição do projeto deste ano foram saneamento e turismo e os participantes realizaram atividades como trilha noturna, plantio de mudas, palestras e pesquisas em Ipoema e nas comunidades do entorno do parque.
Fernanda Paula Bicalho, estudante do 7º período, participou do Ecofolia pela terceira vez e ressaltou que essa é uma oportunidade única para divulgar o nome do parque e tornar seu trabalho reconhecido, como em 2016, quando o espaço conquistou o primeiro lugar no prêmio Hugo Werneck como melhor exemplo em educação ambiental no Brasil.
Ela também contou como é fugir da rotina comum do carnaval e colaborar com a iniciativa. “Para mim, é, certamente, a melhor escolha. Além de participar de trabalhos importantes como educação ambiental e realização de pesquisas, temos a chance de conhecer outros alunos, cursos e pessoas de outros estados. Isso nos permite um intercâmbio muito bacana e gera amizades que continuam para a vida toda”, destacou.
Com a experiência de quem participou de quatro das cinco edições do projeto, Amanda Costa de Oliveira, que acaba de concluir o curso de Engenharia Ambiental, falou sobre a importância da ação e o que ela agrega aos envolvidos. “O Ecofolia oferece várias vantagens para quem se propõe a participar, como a aproximação da comunidade externa – alunos, palestrantes etc. – com a gestão de unidades de conservação, conhecendo suas dificuldades e desafios; a integração dos estudantes à realidade de comunidades rurais e, consequentemente, a contribuição dessa aproximação na formação cidadã dos universitários”, detalhou.
Promovido anualmente, sempre durante o período carnavalesco, o Ecofolia é organizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Parque Estadual Mata do Limoeiro, em parceria com Unifei, Funcesi, Vale S.A, Comitê de Bacias Hidrográficas Santo Antônio e Negrito Comunicação.