UNIFEI

Professoras e estudantes do campus da UNIFEI de Itabira participam da Operação Velho Chico em nova edição do Projeto Rondon

 Em mais uma edição do Projeto Rondon, que desta vez ocorreu no sertão pernambucano com a Operação Velho Chico, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) foi contemplada com a participação de alunos e professoras do campus de Itabira. A Operação Velho Chico ocorreu no início do segundo semestre de 2024, sendo a sétima participação da UNIFEI Campus de Itabira no projeto e desta vez atuando no município de Santa Cruz – PE.

 Reconhecido como o maior evento de extensão universitária do Brasil, o Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, e conta com a participação de instituições de ensino superior (IES) e governos estaduais e municipais. Destina-se a contribuir com o desenvolvimento da cidadania dos estudantes universitários e proporcionar soluções sustentáveis para inclusão social e a redução de desigualdades regionais.

Operação Velho Chico

 A equipe da UNIFEI foi formada por 10 rondonistas, sendo as coordenadoras da equipe as professoras Carolina Rezende Pinto Narciso e Flávia da Silva Cordeiro, do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA), e os discentes participantes Anaquerzia Alice do Couto, Henrique Dias de Oliveira, Hugo Alves de Almeida, Izabella Carolina Salustiana Valadares Moreira, Samara Aparecida de Paula, Suely da Silva Oliveira, Virginia Mendes Martins e Virginia Pereira Dornelas Costa, dos cursos de graduação das Engenharias Ambiental, da Computação, de Controle e Automação, Elétrica, da Mobilidade, de Produção e de Saúde e Segurança.

 Durante a operação, foram ministradas mais de 35 oficinas de capacitação, abrangendo diferentes eixos temáticos como comunicação, trabalho, tecnologia e produção e meio ambiente, impactando mais de 900 multiplicadores, que poderão replicar os conhecimentos adquiridos na resolução de desafios do cotidiano que afetam a realidade da população, e agregando valores pessoais e profissionais aos envolvidos.

 A participação da UNIFEI Campus de Itabira no Projeto Rondon de abrangência nacional é uma forma de representatividade da sua atuação junto à sociedade, consolidando seu papel de destaque e seu propósito com o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; reforçando a qualidade do trabalho acadêmico desenvolvido e dos profissionais formados no âmbito da Universidade e favorecendo a aproximação e o diálogo com a sociedade.

Apresentação do projeto

 Para encerrar as atividades do Projeto Rondon, o Grupo de Trabalho da UNIFEI organizou no dia 21 de agosto, das 12h30 às 13h20, no auditório do Prédio I, um evento especial, que se revelou um verdadeiro sucesso.

 O encontro contou com a participação presencial de diversos interessados, e on-line pelo Google Meet, para a comunidade acadêmica de Itajubá, ampliando o alcance das histórias e experiências compartilhadas durante a operação. Os alunos que estiveram na missão puderam dividir relatos emocionantes, destacando o impacto transformador que o projeto teve em suas vidas e nas comunidades envolvidas.

 O evento também ofereceu uma deliciosa degustação de doces típicos de Santa Cruz, preparados com diferentes espécies de cactos como mandacaru, coroa-de-frade e xique-xique, além de uma saborosa geleia de umbu.

 Para complementar a experiência, uma exposição fotográfica foi realizada no Prédio 1 do Campus da UNIFEI em Itabira, onde os visitantes puderam apreciar os registros do trabalho desenvolvido e das alegrias vivenciadas ao longo de toda a operação.

 Com grande adesão e entusiasmo por parte do público, o evento cumpriu seu objetivo de celebrar e divulgar as conquistas do Projeto Rondon, deixando uma marca duradoura na comunidade acadêmica.

Exposição de fotos

 A exposição de fotografias sobre a experiência da Equipe UNIFEI Itabira na última operação do Projeto Rondon, que aconteceu em julho de 2024, revelou o trabalho inspirador e as alegrias vividas pela equipe da Universidade durante essa missão. Ela foi realizada de 21 de agosto a 29 de agosto, no hall do Prédio I do Campus de Itabira, com visita aberta ao público, durante o horário de funcionamento do campus, não sendo necessário fazer inscrição prévia.

Mais informações

 Para ter acesso a editais de elaboração de propostas e de participação, os interessados devem seguir o Instagram do Projeto Rondon UNIFEI Campus de Itabira @rondon_unifei ou entrar em contato pelo e-mail projetorondonunifei@gmail.com.

 E para saber mais sobre a participação da UNIFEI no Projeto Rondon, confira matérias já veiculadas:

https://unifei.edu.br/blog/unifei-campus-itabira-participa-pela-quinta-vez-do-projeto-rondon

https://unifei.edu.br/blog/unifei-itabira-participa-do-maior-projeto-de-extensao-do-brasil

https://unifei.edu.br/blog/equipe-rondon-da-unifei-de-itabira-realiza-projetos-sociais-em-alagoas

O Projeto Rondon é reconhecido como o maior projeto de extensão universitária do Brasil.
A Operação Velho Chico ocorreu entre os dias 03 e 22 de julho no município de Santa Cruz – PE.
Durante a operação, foram ministradas mais de 35 oficinas de capacitação, abrangendo diferentes eixos temáticos e impactando mais de 900 multiplicadores.
A atuação de integrantes da UNIFEI no Projeto Rondon consolida seu papel de destaque e seu propósito com o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Os alunos participantes da missão destacaram o impacto transformador que o projeto teve em suas vidas e nas comunidades envolvidas.
No dia 21 de agosto, no auditório do Prédio I, foi realizado um evento para apresentar o Projeto Rondon à comunidade universitária. (Crédito das Fotos: Equipe da UNIFEI – Projeto Rondon)
Rolar para cima
Ir para o conteúdo