UNIFEI

Ex-aluno de Ciências Biológicas da UNIFEI recebe o prêmio Jovem Talento do Instituto Oswaldo Cruz

Hugo José Coelho Corrêa de Azevedo, ex-aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIFEI, recebeu o prêmio Jovem Talento do Instituto Oswaldo Cruz.
(Crédito – Divulgação/DINO)

O professor e pesquisador Hugo José Coelho Corrêa de Azevedo, ex-aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foi reconhecido com o prêmio Jovem Talento do Instituto Oswaldo Cruz, em setembro.

Hugo colou grau na UNIFEI em dezembro de 2016 e, atualmente, trabalha na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ele também é doutorando no programa de Ensino em Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no qual desenvolveu um método inovador de alfabetização que utiliza a fauna brasileira como ferramenta central, integrando temas ambientais ao processo de ensino.

O método, que já foi implementado em turmas do 2º ano do ensino fundamental, envolve atividades como a criação de um alfabetário cooperativo com nomes de animais brasileiros e a produção de textos sobre espécies ameaçadas. “Em um século de emergências climáticas e crises ambientais, precisamos formar cidadãos conscientes. A fauna brasileira é riquíssima demais para ser negligenciada no processo de alfabetização”, afirmou o professor e pesquisador Hugo Azevedo, em contato com a Secretaria de Comunicação (SECOM), da UNIFEI.

O ex-aluno da Universidade também reconheceu a qualidade e o profissionalismo da equipe gestora e dos docentes da Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto, que desde o início apoiaram sua iniciativa. Segundo ele, “a proposta tem despertado o interesse de educadores e especialistas, sendo considerada uma importante contribuição tanto para a educação quanto para o debate sobre a preservação ambiental”.

Repercussão
Também em contato com a SECOM, o professor Thiago Vernaschi Vieira da Costa, do Instituto de Recursos Naturais (IRN) e coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIFEI, disse: “Essa notícia muito nos alegra! É sempre gratificante ver nossos ex-alunos se destacando nas suas carreiras”.

De acordo com o coordenador, “o prêmio Jovem Talento da FIOCRUZ é algo realmente prestigiado na área das Ciências Biológicas, e particularmente um trabalho como o do Hugo, que envolve iniciativas educativas inovadoras, merece esse reconhecimento”.
Em reconhecimento à premiação recebida pelo ex-aluno da UNIFEI, o professor Marcelo de Paula Corrêa, diretor do IRN, disse que seria proposta uma moção de congratulações durante o 3º expediente da próxima assembleia do Instituto, prevista para 11 de outubro.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo