UNIFEI

Núcleo de Educação Inclusiva da UNIFEI participa de encontro do Colégio de Acessibilidade da Andifes

O Colégio de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais (Conacessi/Andifes) promoveu seu primeiro seminário nos dias 23 e 24 de outubro, na Universidade de Brasília (UnB). Em 25 de outubro, ocorreu a posse da primeira coordenação do colegiado, na sede da Andifes.

Participantes do Conacessi
(Foto: Andifes)

O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), representado pela servidora Luciana da Silva Caretti, marcou presença nas atividades, reforçando a importância do Conacessi como um marco histórico para as universidades federais e a Andifes. O colegiado passa a atuar como um fórum de especialistas dedicado à formulação de políticas públicas nacionais voltadas à acessibilidade e inclusão no ensino superior, sendo formado por gestores de núcleos de acessibilidade e criado a partir da demanda desses próprios núcleos.

O Conacessi visa promover a troca de experiências, identificar necessidades e estabelecer diretrizes, planos de ação e metas que fortaleçam o trabalho em rede para garantir a implementação eficaz das políticas de inclusão no ensino superior. O colegiado também terá a função de assessorar a Andifes na elaboração de diretrizes e metas e no mapeamento das necessidades de acessibilidade para estudantes e servidores das universidades.

Além de sua função consultiva, o Conacessi se consolida como um espaço de troca e fortalecimento de uma rede que dialoga de forma contínua com o poder público para construir uma educação superior mais inclusiva e acessível para todos.

Foto e informações retiradas de matéria publicada no site da Andifes: https://www.andifes.org.br/2024/10/26/membros-do-colegio-de-gestores-de-nucleos-de-acessibilidade-conacessi-tomam-posse/
https://www.andifes.org.br/2024/10/23/colegio-de-gestores-de-nucleos-de-acessibilidade-das-universidades-federais-realiza-primeiro-seminario-como-orgao-assessor-da-andifes/