UNIFEI

UNIFEI participa da primeira reunião da Andifes de 2025 e Reitor faz pronunciamento inicial

203ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes (Foto: Andifes)

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) marcou presença na 203ª Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada nos dias 22 e 23 de janeiro de 2025, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais. O evento reuniu reitores e reitoras de universidades federais em um fórum dedicado a debates cruciais para o futuro do ensino superior no país.

No primeiro dia, destacou-se o seminário intitulado “Políticas Universitárias e de Gestão para Promoção da Equidade de Gênero nas Universidades Federais”, promovendo um ambiente de discussão e compartilhamento de experiências, com participação ilustre da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A agenda também contemplou diálogos essenciais com o Ministério da Educação (MEC), atualizações sobre os fóruns e colégios da Andifes, além da apresentação de iniciativas significativas como a Aliança Global Contra a Fome e o Projeto Fortalecer.

Durante o segundo dia da 203ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes, o Reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Prof. Marcel Fernando da Costa Parentoni, convidado a se apresentar, iniciou seu pronunciamento com um agradecimento pelo acolhimento que tem recebido da associação. De forma emocionada, compartilhou a alegria e a honra de, finalmente, poder representar a UNIFEI em um espaço tão significativo para as universidades federais.

Professor Marcel em seu pronunciamento. (Foto: Andifes)

O Prof. Marcel destacou que seu primeiro ato como Reitor já representou um marco histórico para a universidade: a nomeação da professora Janaína como Vice-Reitora, tornando-se a primeira mulher a alcançar a Reitoria da UNIFEI em seus 111 anos de história.

Ao lembrar das ocorrências recentes, pediu concentração de esforços para priorização da aprovação do projeto de lei que extingue a lista tríplice nos processos de nomeação de reitores. Segundo ele, essa mudança é essencial para garantir que as universidades superem de vez esse tema e fortaleçam a autonomia universitária.

O Reitor também relembrou a todo o plenário que a saída da UNIFEI da Andifes em 2021 não refletiu a legítima vontade da comunidade acadêmica. Ressaltou que a UNIFEI agora tem uma nova gestão, com uma liderança representativa dos interesses de sua comunidade.

Por fim, reafirmou o compromisso de reconstruir e fortalecer as relações com todas as universidades federais, celebrando a oportunidade de estar novamente integrado ao coletivo da Andifes. “É uma honra estar aqui na Andifes. É uma honra representar a UNIFEI!”, concluiu.

Rolar para cima
Acessar o conteúdo