UNIFEI

Reitoria homenageia professores aposentados

Na tarde do dia 13 de maio de 2025, a Reitoria da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou uma cerimônia em homenagem aos professores Eliana de Fátima Souza Salomon, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), campus Itajubá, e José Eugênio Lopes de Almeida, do Instituto de Ciências Tecnológicas (ICT), campus Itabira. Esta iniciativa faz parte de um novo evento proposto pela Gestão 2025–2028, que prevê a realização de cerimônias especiais para homenagear servidores aposentados, tanto docentes quanto técnico-administrativos.

Atualmente, a Universidade realiza dois eventos em homenagem aos seus aposentados. Um deles é promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, no qual todos os aposentados do ano são convidados. O outro homenageia exclusivamente docentes aposentados na categoria de professor titular com mais de 20 anos de serviços prestados à Universidade.

Estiveram presentes na cerimônia o reitor, professor Marcel Fernando da Costa Parentoni; a vice-reitora, professora Janaina Roberta dos Santos; o chefe de gabinete, professor Luiz Lenarth Gabriel Veermas; o vice-diretor do IEPG, Rafael de Carvalho Miranda; o diretor do ICT, professor Diogo Leonardo Ferreira da Silva; além de familiares dos docentes homenageados.

O reitor iniciou o evento destacando que, embora simples, a cerimônia foi organizada com respeito, carinho e como forma de agradecimento e reconhecimento pelos anos de dedicação de cada professor à UNIFEI.

O professor Rafael leu um texto em homenagem à professora Eliana, ressaltando que ela impactou positivamente a vida de mais de 1.900 alunos de todos os cursos da UNIFEI. Já o professor Diogo apresentou uma moção elaborada pela Assembleia do ICT, escrita à mão pela servidora Gleicimares Maria Marques, em referência ao fato de o professor José Eugênio ser conhecido por utilizar atividades manuscritas com seus alunos.

Os professores homenageados, visivelmente emocionados, agradeceram a homenagem e receberam da UNIFEI uma placa com dizeres alusivos à data.

A Reitoria reforçou seu agradecimento pelo legado deixado por cada docente, e o reitor concluiu afirmando que este evento representa a forma da Universidade reconhecer e valorizar as contribuições de seus servidores ao longo da história.