Evento contou também com a Palestra de Edu Lins, autor do Best Seller “Inquietação Empreendedora”
Na noite desta terça-feira, dia 5, Itajubá reforçou seu protagonismo no cenário nacional de inovação e tecnologia. Nas dependências da Universidade Federal foi lançada a 2ª edição da HardTech Innovation, uma grande mostra do que o Ecossistema de Itajubá pode oferecer ao mercado, não somente do Sul de Minas, mas de todo o Brasil.

O evento contou com a participação da Reitora em Exercício da UNIFEI, Profa. Dra. Janaína Roberta dos Santos, da Gestora do Sebrae, da Microrregião Itajubá, Andresa Paes, do Secretário Municipal de Educação, representando o Prefeito Municipal, Prof. Wander Wilson Chaves, do Diretor da INOVAI, instituição responsável pela governança do Ecossistema Itajubá HardTech, Mauricio de Pinho Bitencourt, empresários, representantes de instituições e sociedade.

Durante a abertura, autoridades reforçaram a importância da colaboração e união dos atores do Ecossistema para que seja possível a construção de novas ideias, conexões e desenvolvimento para a cidade. “A tecnologia da inovação precisa de exposição, precisa de colaboração, ninguém faz inovação sozinho. Qual é o melhor momento para conhecer empresas e fazer negócios em Itajubá? O HardTech Innovation é o melhor momento”, reforça Maurício, diretor da INOVAI.
A Reitora em Exercício, Profa. Janaína, reforçou a necessidade de incluir iniciativas sociais e sustentáveis para o evento de 2026. “Que possamos desenvolver um hackaton de impacto, para envolvermos a comunidade local e uma mostra de iniciativas locais, para viabilizar projetos de empreendedores da cidade”, enfatizou.
A UNIFEI, a Prefeitura de Itajubá e o Sebrae são grandes parceiros e apoiadores do evento desde sua primeira edição. Todos destacaram o envolvimento das instituições para que o evento aconteça e ganhe repercussão nacional através da participação da sociedade como um todo.

A noite também contou com a palestra de Edu Lins, autor do livro “Inquietação Empreendedora” e Cofounder da Movile, empresa brasileira de tecnologia com foco em investimentos em diferentes áreas e se destacou pelas operações realizadas no iFood, PlayKid e Sympla. Com o tema “do Sucesso ao Significado”, Edu compartilhou suas experiências enquanto empreendedor e como identificou a felicidade durante este processo. Sua trajetória inspiradora em comunidades em locais como Tanzânia e Vale do Jequitinhonha, reforçaram que com a ajuda da tecnologia é possível transformar comunidades e também a vida das pessoas que nela habitam.

Sobre a Edição HardTech Innovation 2026
A 2ª edição já tem data marcada: de 15 a 18 de junho de 2026. Empresas, startups, investidores, grupos da sociedade que querem participar do evento como expositores, patrocinadores e apoiadores, já podem ter acesso a todas as informações através do site oficial www.hardtechinnovation.com.br. Os interessados em participar de painéis e palestras durante o evento, também já podem realizar a inscrição através do edital no site.
As expectativas para 2026 são otimistas. Com uma extensa programação de ações como o HI Summit, Rodada de Negócios, Sebraeplay, Indústria Mind, Varejo+, Fator S, competições de tecnologia, Vila Empreendedora, Espaço Gourmet e Apresentações Culturais, o evento pretende reunir mais de 15 mil participantes e promover mais de R$ 300 milhões em negócios.