A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a Sociedade Desportiva Yuracan Futebol Clube e a Futstorm Participações assinaram nesta semana o Protocolo de Intenções que marca um passo histórico para o futebol brasileiro. O acordo prevê a construção do primeiro Centro de Treinamento e Pesquisa (CTP) de um clube profissional dentro de uma universidade pública federal, além da criação do primeiro Laboratório do Futebol do Brasil – o Y-35 Venture Soccer Builder.

O Conselho Universitário (Consuni), nesta segunda-feira (06/10/2025), conforme proposta apresentada pela Reitoria, aprovou o interesse da UNIFEI em estabelecer parceria com a SAF do Yuracan para criação do Soccer Valley em Itajubá. Logo após a reunião do Consuni foi assinado o protocolo de intenções entre as partes.
O Soccer Valley se propõe a ser o primeiro polo de inovação e autoridade técnica do futebol brasileiro, transformando o Brasil de exportador de “commodities” (atletas) a exportador de Propriedade Intelectual (PI) e tecnologia de ponta.
O compromisso da SAF do Yuracan e da Futstorm (sócia responsável pela SAF do Yuracan) é ter uma gestão com tomada de decisões exclusivamente baseada em dados, objetivando criar a Primeira SAF Startup do Brasil e atuar como um laboratório vivo de futebol científico.

O Campus da UNIFEI vai abrigar o Centro de Treinamento e Pesquisa (CTP). A SAF realizará Investimentos da ordem de R$ 15 milhões no Campus da UNIFEI, incluindo reformas, benfeitorias e construções em todo o complexo esportivo. Dessa forma, a UNIFEI, além de receber uma estrutura esportiva totalmente reformada, passará a ser a primeira universidade do Brasil a ter um centro de treinamento voltado para a pesquisa no futebol.
Já no Parque Científico e Tecnológico da UNIFEI (PCT-UNIFEI) será construído o Laboratório do Futebol (Y-35 Venture Soccer Builder), que também operará como uma incubadora de startups de desenvolvimento tecnologia e inovação para o futebol e para o esporte. A SAF realizará investimentos da ordem de R$ 10 milhões nessa construção no PCT-UNIFEI. Dessa forma, a UNIFEI passa a ser a primeira universidade do país a ter um laboratório e uma incubadora de startups destinados ao desenvolvimento de tecnologias no futebol e nos esportes.
A parceria também estabelece contrapartidas para a UNIFEI em exposição da sua marca nos espaços da SAF do Yuracan, como por exemplo uniformes, estádio, mídias, etc. Também estão previstas contrapartidas financeiras para a UNIFEI como sócia-fundadora de startups, participação em lucros e vendas de startups, coparticipação em patentes e propriedades intelectuais, royalties, etc. Contrapartidas essas que a longo prazo visam estabelecer receitas para que a UNIFEI possa reinvestir em mais desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação.
O Reitor da UNIFEI, Prof. Marcel Parentoni, enfatizou a importância do momento:
“Estamos vivendo um momento ímpar, sem precedentes, na história da UNIFEI. Esta parceria nos posiciona em total pioneirismo e protagonismo em nosso país. Além de receber um grande investimento na área esportiva, a UNIFEI passa a ser a primeira universidade do Brasil a ter um Laboratório do Futebol e um Centro de Treinamento e Pesquisa em seu campus, estabelecendo posicionamento estratégico para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação para o futebol e outros esportes de alto rendimento.”

Por meio dessa parceria, a UNIFEI orgulhosamente se coloca ao lado da Sociedade Desportiva Yuracan Futebol Clube, que foi fundada em 1934 por estudantes da própria UNIFEI (IEMI à época). A UNIFEI deseja que essa ligação histórica com o Yuracan se renove a cada dia em forma de sucesso para a parceria que hoje se inicia.