
O 7º Seminário Nacional do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) celebrou, em 8 de outubro, em Brasília, os 10 anos do programa, consolidado como referência nacional na formação de gestores e especialistas em recursos hídricos. O evento reuniu autoridades, pesquisadores e representantes das universidades associadas para destacar conquistas e discutir os novos desafios da gestão das águas no Brasil.
A diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Larissa Rêgo, ressaltou o alcance do programa, que hoje reúne 26 universidades públicas em todo o país. Entre 2016 e 2023, a ANA investiu R$14 milhões no ProfÁgua, resultando em cerca de 800 dissertações e mais de 20 livros publicados. Até 2028, estão previstos R$10 milhões adicionais, com a meta de formar mais mil mestres.

Criado em 2015 pela ANA, em parceria com a CAPES e sob coordenação da UNESP, o ProfÁgua combina ensino presencial com tecnologias de educação a distância, formando profissionais preparados para enfrentar os desafios da gestão e regulação dos recursos hídricos no país.
A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) integra o programa desde 2018, no Campus Itabira, com uma equipe de 15 docentes permanentes. Desde então, 70 mestres já foram titulados pelo ProfÁgua na UNIFEI.
Saiba mais em: https://www.feis.unesp.br/#!/profagua
Acesse a notícia completa em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e-eventos/noticias/profagua-celebra-dez-anos-com-balanco-de-resultados-e-perspectivas-para-o-futuro-da-pesquisa-em-prol-da-gestao-das-aguas