UNIFEI

Unifei concede título de Doutor Honoris Causa ao professor Antônio Eduardo Hermeto

Professor Hermeto e filhos.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) concedeu, na quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, o título de Doutor Honoris Causa ao professor Antônio Eduardo Hermeto. A cerimônia foi realizada no prédio histórico da universidade e seguiu os referenciais dos cerimoniais tradicionais da Universidade de Coimbra, adotados por diversas instituições federais de ensino superior. A concessão do título foi proposta e aprovada pelo Consuni no mês de novembro.

A outorga do título foi conduzida pelo Reitor da Unifei, professor Marcel Fernando da Costa Parentoni na presença de familiares do homenageado e de membros do conselho universitário.

Também participaram da cerimônia autoridades acadêmicas e administrativas da Universidade, entre elas a vice-reitora da Unifei, professora Janaína Roberta dos Santos; o chefe de gabinete da Reitoria e representante do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), professor Thiago Clé de Oliveira; o pró-reitor adjunto de pós-graduação, professor Danilo Henrique Spadoti.

Entrega do título de Doutor Honoris Causa ao professor Hermeto.

Os professores Gustavo Paiva Lopes, do ISEE, e Renato de Aquino Faria Nunes, Reitor da Unifei no período de 2004 a 2012, foram os responsáveis pela apresentação da trajetória acadêmica do homenageado.

Professores Renato Nunes e Gustavo Paiva durante suas apresentações sobre o homenageado.

O Professor Hermeto formou-se em Engenharia Elétrica e Mecânica no IEI em 1966 e decidiu seguir a carreira acadêmica. Ingressou no IEI em 1967, em 1974 obteve o título de Livre Docente pela EFEI e, em 1975, tornou-se professor titular. Durante cerca de duas décadas, também contribuiu significativamente na administração da EFEI. Aposentou-se voluntariamente em 1991, mas foi readmitido em 1992. Seu material didático é amplamente utilizado e considerado mais completo do que muitos livros sobre os assuntos que lecionou, principalmente Máquinas Elétricas e Análise de Sistemas Elétricos de Potência. Manteve sempre contato próximo com empresas do setor elétrico e ex-alunos, ajudando-os a encontrar estágios e empregos. Aposentou-se compulsoriamente em 2011, mas continuou a contribuir como professor voluntário até 2023.

Durante o ato solene, após a entrega da honraria, o Reitor solicitou a troca de sua samarra com a do homenageado, gesto de reconhecido valor simbólico no âmbito do cerimonial universitário.

No contexto acadêmico, a samarra é utilizada por reitores e doutores. A cor azul, vestida pelo professor Hermeto, representa a área das ciências exatas e da natureza, enquanto a branca, de uso exclusivo do reitor, simboliza a totalidade das áreas do conhecimento.

Momento da troca das vestes reitorais.

A iniciativa do Reitor remeteu a um episódio relevante da trajetória institucional da Universidade. Em 1990, o professor Hermeto foi o mais votado para o cargo de Diretor-Geral da então EFEI, mas não foi nomeado pelo Presidente da República, não chegando assim a assumir a função. Fato que jamais deve ser esquecido e evidencia convergência entre as trajetórias do homenageado e do atual Reitor, que também foi eleito pela comunidade para reitor em 2020, não tendo sido nomeado na oportunidade.

A homenagem prestada agora em 2026 teve, assim, caráter simbólico, ao resgatar esse momento da história da instituição e honrar o mérito conquistado pelo professor Hermeto por meio do reconhecimento da comunidade que lhe conferiu a eleição à época. A troca das samarras permitiu que o professor Hermeto, durante o restante da cerimônia, então trajado com as vestes reitorais, ocupasse a cadeira principal da Universidade, da forma como deveria ter ocorrido entre os anos de 1990 e 1994.

Professor Hermeto como Presidente da Sessão, ao centro da Mesa de Autoridades.

“A sala de aula é um espaço privilegiado de transformação, ali aprendemos que conhecimento só tem valor quando gera impacto humano, quando amplia horizontes e quando cria oportunidades. Se hoje recebo esta distinção, ela pertence também a cada estudante que cruzou meu caminho e me ensinou tanto quanto tentei ensinar”, disse o professor Hermeto em seu discurso.

Ao reunir a comunidade acadêmica, a gestão universitária e a família do homenageado, a concessão do título de Doutor Honoris Causa reafirmou o compromisso da Unifei com a valorização de sua história, de seus princípios e das trajetórias que contribuíram de maneira significativa para a consolidação da instituição.

No final de seu discurso, o Prof. Marcel Parentoni, pediu a todos presentes três reverências ao Prof. Hermeto: “Uma salva de palmas ao nosso grande Prof. Hermeto! Uma salva de palmas ao Doutor Honoris Causa da Unifei, Antônio Eduardo Hermeto! Uma salva de palmas ao Prof. Hermeto, legítimo Reitor da Unifei!”

Professor Hermeto aplaudido de pé pelas autoridades da mesa.
E pela plateia.
Conselheiros do Consuni presentes na entrega da homenagem.
Professor Hermeto e seus familiares que estavam presentes no evento.
Rolar para cima
Acessar o conteúdo