
A pesquisa de doutorado da discente Mariana De Melo Antunes, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPG-EME) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), alcança reconhecimento internacional. Parte dos resultados do trabalho foi recentemente publicada no periódico International Journal of Hyperthermia e divulgada como resultado científico de destaque no site do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), principal instituição de pesquisa da França.
Sob orientação do Prof. Sandro Metrevelle Marcondes de Lima e Silva (UNIFEI) e coorientação do Prof. Jean-Luc Battaglia, pesquisador do Institut de Mécanique et d’Ingénierie (I2M – CNRS / Université de Bordeaux), a doutoranda desenvolve sua tese na área de modelagem térmica aplicada a procedimentos de ablação térmica de tumores, com ênfase na reconstrução e previsão do campo de temperaturas a partir de dados de termometria por ressonância magnética (IRM).
Durante aproximadamente dois anos de doutorado, Mariana desenvolveu seu trabalho em Bordeaux, fortalecendo a colaboração com grupos de pesquisa franceses e alemães e permitindo a validação dos modelos propostos.

O trabalho resultou no desenvolvimento de modelos analíticos e híbridos de transferência de calor, calibrados à partir de medições experimentais de termometria IRM, capazes de reconstruir em tempo quase real o campo de temperaturas durante procedimentos de termoablação por micro-ondas, radiofrequência e laser. Esses modelos conciliam rapidez computacional e precisão compatível com exigências clínicas, contribuindo para procedimentos mais seguros, controlados e personalizados.
Os resultados foram obtidos em colaboração com o Centre de Résonance Magnétique des Systèmes Biologiques (CRMSB – CNRS / Université de Bordeaux) e com a clínica universitária da Ludwig Maximilian University (LMU) de Munique, na Alemanha, fortalecendo a cooperação científica entre Brasil, França e Alemanha na interface entre engenharia, física médica e aplicações clínicas.
A defesa da tese em desenvolvimento que está prevista para fevereiro de 2027 integra esforços recentes voltados à incorporação de técnicas de inteligência artificial informada pela física, ampliando ainda mais o potencial de aplicação clínica dos modelos desenvolvidos.
Esse trabalho reforça a internacionalização do PPG-EME e do Laboratório de Transferência de Calor consolida a UNIFEI como referência na produção de conhecimento de impacto internacional, além de evidenciar a relevância da colaboração científica Brasil–França na área de transferência de calor aplicada à saúde.
Referências:
Mariana De Melo Antunes, Ida Burgers, Valéry Ozenne, Luigi Nardone, Max Seidensticker, Olaf Dietrich, Manon Desclides, Bruno Quesson, Andrzej Kusiak, Sandro Metrevelle Marcondes de Lima e Silva, Jean-Luc Battaglia. New analytical and hybrid heat transfer models for thermal ablation procedures validated by MRI thermometry. International Journal of Hyperthermia. https://doi.org/10.1080/02656736.2025.2594943
Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Mieux contrôler l’ablation thermique d’une tumeur. 28 janvier 2026. Résultat scientifique. Disponível em: https://www.insis.cnrs.fr/fr/cnrsinfo/mieux-controler-lablation-thermique-dune-tumeur