UNIFEI

Unifei ocupa 98ª posição no ranking THE de melhores instituições de países emergentes

 A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) é uma das dez melhores universidades brasileiras que aparecem no ranking feito pela revista britânica Times Higher Education (THE), o qual reúne as melhores instituições entre 42 países emergentes de quatro continentes.

 A Unifei ficou na 98ª posição, aparecendo pela primeira vez nesse ranking, que pode ser acessado em: https://goo.gl/dcyHKW

 Entre os 13 critérios analisados pela revista, estão o grau de titulação dos professores, o impacto das citações em publicações científicas, reputação e o nível de internacionalização das universidades. A primeira edição do ranking de países emergentes da THE foi divulgada em 2013.

No ranking THE, a Universidade de São Paulo (USP) aparece como a primeira colocada entre as instituições brasileiras de ensino. Ela caiu uma posição, desde a última edição, ficando no 14º lugar, o mais baixo da série histórica. Pelo segundo ano consecutivo, a USP ficou fora da lista das 10 melhores universidades do mundo.

 Apesar do resultado negativo, o número de instituições brasileiras que aparecem entre as melhores subiu de 25 para 32, devido à expansão da amostra de 300 para 350 universidades, e assim, o Brasil manteve o status de terceiro país mais representado na tabela. Segundo os responsáveis pelo ranking da THE quase todas as instituições classificadas caíram na tabela, principalmente devido à turbulência econômica e política no país.

Os primeiros colocados

 Como nos anos anteriores, as universidades da China dominam o ranking. Ao contrário da América Latina, a Rússia melhorou seu desempenho. A melhor universidade dos países emergentes, segundo o ranking, é a Universidade de Pequim. Das 10 melhores da lista, sete são chinesas. Com 63 instituições representadas, o país asiático tem 52 universidades entre as 200 melhores, mais do que qualquer outro país.