UNIFEI

Unifei promove encontro com empresas de Itabira para fortalecer parcerias

 No dia 24 de maio, membros da Universidade Federal de Itajubá, campus de Itabira, e empresários da cidade se reuniram na Instituição para a realização do segundo encontro empresarial.

 Promovida pela Coordenação de Extensão, a ação contou com a presença de Eugênio Müller, presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita); Alessandro Augusto Nunes Campos, integrante do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) na Unifei, e representantes de empresas locais de diferentes portes e ramos de atuação.

 O principal objetivo da iniciativa foi fortalecer parcerias que possam contribuir para o cenário social e econômico da cidade. Neste contexto, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer projetos voltados a atender demandas empresariais, bem como a atuação de grupos da Universidade, como os de pesquisa e as empresas juniores.

 O presidente da Acita, Eugênio Müller, ressaltou o papel protagonista que a Unifei possui dentro da diversidade econômica de Itabira: “Consideramos que a Universidade talvez seja o player mais importante na consolidação dessa diversidade econômica, porque este não é um processo que vai acontecer com magia, mas, sim, com cientificidade. É a tecnologia quem vai permear toda e qualquer nova atividade financeira que se desenvolver na região, e termos como parceira uma instituição que possui a base tecnológica em seu DNA é algo fundamental”.

 O vice-diretor do campus de Itabira, Élcio Franklin de Arruda, destacou que a aproximação das organizações com a entidade de ensino é primordial tanto para o desenvolvimento da economia local quanto para a Universidade. “Temos muita experiência em projetos de extensão de cunho social e cultural, mas acredito que Itabira espera mais da Unifei em relação a atividades de extensão empresariais e de inovação tecnológica. E tais projetos, resultado de parceria com as empresas, têm impacto direto no desenvolvimento dessas instituições, da Universidade e, consequentemente, do município”, disse Élcio.

 Por fim, ele destacou que essa é uma oportunidade importante para quebrar a barreira atual existente entre a realidade empresarial e acadêmica: “Em geral, as atividades acadêmicas são distantes do mercado e para trabalhos de nível de pós-graduação essa aproximação é fundamental. É imprescindível promover a aplicação prática do conhecimento gerado por meio da pesquisa científica. Hoje, quando recebemos aqui empresas de todos os portes, é uma prova de que estamos dispostos a vencer algumas barreiras, quebrar esse vale existente entre o meio empresarial e a academia”, finalizou.

O coordenador de Fomento de P&D na Unifei, Alessandro Campos, ministrou uma palestra durante o evento.
Um dos convidados do encontro empresarial, Eugênio Müller, ressaltou a importância da Unifei no contexto econômico de Itabira.

 

Rolar para cima
Ir para o conteúdo