

Com a proposta de estimular o crescimento profissional e acadêmico dos seus participantes e apresentar temas atuais da Engenharia, o Seminário de Engenharia Elétrica, Automação e Controle (Seeac) chegou a sua quinta edição, sendo promovido pela Universidade Federal de Itajubá, campus de Itabira.
Contando com 17 palestras e 13 minicursos, o projeto ocorreu entre os dias 27 e 31 de agosto e foi organizado por estudantes e docentes das engenharias Elétrica, de Controle e Automação e da Computação. Ao todo, cerca de 180 discentes participaram da ação, além de representantes de grandes corporações, como a Vale e a dinamarquesa Universal Robots.
Os temas tratados na edição deste ano foram as novas tecnologias que estão surgindo na indústria e que compõem a chamada 4ª Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0. Nesta área, destacam-se a Robótica Colaborativa, a Internet das Coisas, as Redes Wireless, o Datacenter Industrial e a Segurança Cibernética. O evento também apresentou palestras sobre Sistemas de Potência, abordando temas como a distribuição inteligente de energia elétrica e a interação de motores elétricos com redes industriais.
Um dos palestrantes, Alessandro Augusto Nunes Campos, falou sobre a Estratégia Digital Brasileira e o Plano Nacional de Internet das Coisas. Ele é servidor do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e, atualmente, está lotado no campus sede da Unifei como coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
Membro da equipe de organização, o professor Marco Aurélio Moura Suriani, do Instituto de Ciências Tecnológicas, destacou o envolvimento dos alunos nas atividades realizadas. “O engajamento do público foi muito satisfatório e acredito que seja fruto da qualidade da programação. Além de debatermos temas atuais e relevantes, foi uma oportunidade ímpar conhecer as experiências dos profissionais envolvidos, a dinâmica das empresas e as tendências de mercado”, disse ele.
Para o docente, o saldo final foi bastante positivo: “Nossa intenção era promover um evento que agregasse conhecimentos e experiências à formação dos nossos alunos. A satisfação dos participantes diante de tudo o que foi realizado nesses cinco dias de programação nos mostra que nosso principal objetivo foi alcançado”.
O Seeac
Evento anual do calendário acadêmico da Unifei de Itabira, o Seeac tem em vista a formação complementar dos estudantes de Engenharia Elétrica, da Computação, de Controle e Automação e Computação. Ele é promovido por uma equipe de alunos e professores dos três cursos, com ideais baseados na capacitação e motivação dos futuros engenheiros graduados na Universidade, procurando incentivá-los a conhecer e atuar positivamente na realidade em que a sociedade se encontra, por meio da formação em tecnologia e desenvolvimento.
As palestras, cursos e mesas-redondas do Seeac buscam integrar as diversas áreas de atuação de um engenheiro, familiarizar os participantes com novas tecnologias nessas áreas e aplicar a formação teórica à rotina empresarial, aumentando o entendimento e a assimilação do conteúdo visto em sala de aula.
Outros objetivos do seminário são: promover a integração entre empresas e a comunidade acadêmica; apresentar as perspectivas nas áreas de atuação; discutir tecnologias, mercado de trabalho e panorama de atuação atual do Brasil; levantar temas atuais e importantes na formação de profissionais de qualidade; difundir conhecimento científico e tecnológico e buscar parcerias e investimentos do setor privado para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico na Universidade.
O evento tem como público-alvo a comunidade acadêmica, principalmente os alunos, técnicos e professores ligados aos cursos afins, mas também é aberto à comunidade de Itabira e região, sendo divulgado em escolas de ensino médio e técnicas e em universidades próximas.