

O aluno Antonio Lopes Rosado Filho, do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi premiado com o 2º lugar na competição Project of The Year. A disputa reúne estudantes universitários de todo o mundo, que apresentam seus projetos e concorrem segundo critérios de complexidade, inovação e preferência do público.
A organizadora da competição é a empresa Dassault Systèmes, sediada na França, fabricante de aviões civis e militares. Ela também desenvolve softwares de engenharia, principalmente de simulação e modelagem 3D, área em que se destaca como sendo a maior produtora do mundo, com os softwares CATIA e SolidWorks.
A competição é constituída de três categorias: Prêmio por votação, que representa a vontade do público; Prêmio por avaliação dos jurados e Prêmio por melhor projeto em cada software da empresa. O projeto do aluno da Unifei ficou na segunda colocação na categoria Prêmio por votação, tendo recebido votos de alunos, colegas e familiares, bem como de especialistas e demais pessoas de diversas partes do mundo.
Antonio utilizou o software CATIA para projetar a aeronave Airbus a380. Para ele, disputar sozinho uma competição como essa foi um grande desafio. “O projeto é uma aeronave em dimensão real, o que requer muito trabalho. Esse resultado pode trazer grandes oportunidades no exterior, mas o objetivo principal foi mostrar que os alunos de projeto de extensão da Unifei têm uma grande capacidade de projeto; assim, posso incentivar os mais novos”, disse o aluno.
Qualquer estudante universitário pode participar da competição Project of The Year, apresentando um projeto individual ou em grupo, e submeter sua ideia na plataforma da empresa. Para mais informações, os interessados devem acessar o link: https://www.facebook.com/3DSAcademy.