

Durante todo o mês de abril, projetos de extensão e organizações não governamentais (ONGs) vinculadas à Universidade Federal de Itajubá (Unifei) do campus sede e também do campus de Itabira realizaram ações sociais voltadas para crianças e adolescentes assistidas por instituições das duas cidades.
O projeto Engenheiros da Alegria, criado por estudantes da Unifei e que tem como principais atividades a realização de ações sociais, como visitas a asilos, creches, centros de recuperação de dependentes químicos e a moradores de rua, tem realizado a ação intitulada Coelhinhos da Alegria há 3 anos. Dentre as instituições já contempladas com a ação estão a creche Os Pequeninos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Nair Prado. Segundo os representantes do projeto, o objetivo da ação de Páscoa é proporcionar para as crianças envolvidas um dia diferente, com um lanche especial, brincadeiras recreativas e entrega de ovos de páscoa.
Neste ano, a ação Coelhinhos da Alegria aconteceu na Apae de Itajubá, e contou também com a parceria da Atlética Unifei. Para os participantes, o evento contribuiu para o conhecimento de outras realidades, a troca de experiências, a organização pessoal e financeira e o aprimoramento das habilidades de comunicação, desenvolvimento da empatia e trabalho em equipe. “Cada ação social deixa sua marca positiva tanto em quem é o alvo da ação como naqueles que a realizam. A ação Coelhinhos da Alegria foi um sucesso e deve continuar”, afirmaram os membros.
Já o Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais (Caemt), em parceria com o projeto Engenheiros da Alegria, realizou a ação no Centro de Educação Infantil Criança Feliz, em Itajubá, e reuniu seus membros em uma manhã com as crianças. “Achamos muito importante esse tipo de ação para voltarmos um pouco para a comunidade tudo o que ela nos dá, divertindo as crianças em um momento muito propício que é a Páscoa. Ficamos muito felizes com a ação, que foi extremamente gratificante; com certeza, faremos mais vezes; esta foi só a primeira”, afirmaram os membros do Caemt.
Em Itabira, a ONG Engenheiros Sem Fronteiras realizou a ação que contou com a distribuição de chocolates nos bairros Bethânia e Clóvis Alvim. A iniciativa foi voltada para as crianças das comunidades com menores condições aquisitivas da cidade e, de acordo com Bruna Braga, aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação e conselheira da ONG, a experiência foi transformadora. “Participar da Páscoa solidária é uma experiência incrível. É lindo ver o brilho nos olhos das crianças quando recebem os chocolates e o sentimento de gratidão que transborda de toda a comunidade pelo simples fato de estarmos ali”, afirmou a aluna em entrevista para o site De Fato Online, cuja íntegra do material veiculado pode ser conferida em: https://www.defatoonline.com.br/ong-engenheiros-sem-fronteiras-arrecada-doces-para-pascoa-solidaria-em-itabira/
Para mais informações sobre os projetos citados acima, os interessados devem acessar os links:
https://www.facebook.com/EngenheirosdaAlegriaUNIFEI/
https://www.facebook.com/atleticaunifei/