
O aluno Daniel Altino Cotti Paredes, graduando em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e orientado pela professora Vanessa Cristina Oliveira de Souza, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), recebeu o prêmio na categoria Iniciação Científica com o trabalho “Viabilidade da plataforma Google Earth Engine em pesquisas cafeeiras no sul de Minas Gerais”, durante o XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que aconteceu de 14 a 17 de abril em Santos – SP.
O evento teve como objetivo congregar a comunidade técnico-científica e o usuário empresarial das áreas de sensoriamento remoto e geotecnologias e de suas aplicações para a apresentação de trabalhos e debates sobre pesquisas, desenvolvimento tecnológico, ensino e política científica realizados no país e no mundo nos últimos dois anos.
O trabalho do aluno visou analisar o uso da plataforma Google Earth Engine no mapeamento de regiões cafeeiras do sul do estado, devido à extrema importância econômica e financeira da cafeicultura no Brasil e, especialmente em Minas Gerais.
Segundo o artigo produzido por Daniel, o mapeamento das lavouras cafeeiras por meio de geotecnologias tem sido objeto de estudo há vários anos, por diferentes grupos de pesquisadores. O valor cultural, social e econômico da cafeicultura para Minas Gerais é tal que o governo do Estado recentemente investiu em um mapeamento de todo seu parque cafeeiro.
O Simpósio é organizado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Associação de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper Brasil) e reúne, todos os anos, diversos pesquisadores na área de sensoriamento remoto. Neste ano, o evento contou com palestras do Dr. Ramakrishna Nemani, pesquisador sênior do Laboratório de Previsão Ecológica (NASA Ames Research Center – EUA), e de Rodrigo Fanton, diretor geral da Airbus Defence and Space Brazil.
Além de Daniel, o artigo apresentado tem como coautoras: Vanessa Cristina Oliveira de Souza, sua orientadora; Margarete Marin Lordelo Volpato, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) / Universidade Federal de Lavras (Ufla), e Helena Maria Ramos Alves, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) / Ufla.
Para mais informações sobre o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, os interessados devem acessar o link: http://sbsr.com.br/br/node/1379.