[:pb]


A aluna de doutorado da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Daniely Gomes Silva participou da conferência internacional Frontiers in Optics + Laser Science – FIO + LS 2017, realizada na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos.
A pesquisadora, orientada pelos professores Dr. Danilo Henrique Spadoti e Dr. Mateus Augusto Faustino Chaib Junqueira, da Unifei, apresentou dois trabalhos que foram desenvolvidos no Grupo de Telecomunicações da Unifei (Gepecom), e que contaram com o apoio do professor Dr. Lucas Heitzmann Gabrielli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A conferência abordou quatro temas atuais que alavancam a interseção entre a ciência e suas aplicações: automotiva, nanofotônica e plasmônica, óptica em computação, realidade virtual e visão aumentada. Na oportunidade, diversas empresas, relacionadas aos temas abordados no evento demonstraram seus produtos com soluções inovadoras.
Durante o evento, foram realizadas sessões plenárias e palestras com convidados especiais. Também se destacaram os palestrantes visionários que forneceram informações sobre os últimos avanços relacionados aos quatro temas da conferência.
Daniely apresentou os trabalhos A Full Three-Dimensional Isotropic Carpet Cloak Designed by Transformation Optics e Polarization Splitter Design with Quasi-Conformal Transformation Optics, que abordam diferentes aplicações da técnica de transformada óptica com mapeamento quase-conforme.
Na FIO + LS 2017, a aluna também representou o capítulo de óptica fundado na Universidade – Unifei OSA Chapter – no evento OSA Student Leadership Conference. Esta conferência reúne representantes de capítulos de todo o mundo para o estabelecimento de uma rede de troca de informações entre os líderes estudantis nas áreas de óptica e fotônica, visando o sucesso pessoal e profissional continuado, e também oferece a oportunidade de os estudantes exporem os avanços de cada capítulo e adquirirem as melhores práticas para encaminharem os seus respectivos grupos.
Conferência internacional no Brasil
Daniely já tinha participado, com Poliane Aires Teixeira, também aluna de doutorado da Unifei, da conferência International Microwave and Optoelectronics Conference – IMOC 2017, realizada em Águas de Lindóia – SP. As pesquisadoras apresentaram dois trabalhos, desenvolvidos no LabTel da Unifei, também sob orientação dos professores Danilo e Mateus e o apoio do professor Lucas, da Unicamp.
O IMOC 2017 contou com a participação de profissionais, pesquisadores, acadêmicos e estudantes do Brasil, Alemanha, Colômbia, França, Inglaterra e Japão, entre outros. Durante o evento, foram realizadas sessões de apresentação oral e de pôster dos trabalhos submetidos, minicursos, palestras de convidados e painéis envolvendo pesquisas nas áreas de radiofrequência, micro-ondas, comunicação óptica, dispositivos ópticos, eletromagnetismo e sensores.
Na conferência foram apresentados 159 trabalhos e todos passaram por um criterioso processo de análise e revisão. O trabalho apresentado por Daniely Gomes Silva, Full Three-Dimensional Broadband and Isotropic Carpet Cloak, foi classificado em terceiro lugar na premiação de melhores artigos estudantis.
Esta premiação é de grande relevância para a Unifei, pois mostra que as pesquisas desenvolvidas pelo LabTel possuem significativa importância e são reconhecidas internacionalmente por toda a comunidade científica.
Mais informações sobre o LabTel da Unifei podem ser obtidas em: https://labtel.unifei.edu.br/.
[:]