UNIFEI

Aluno da Unifei é selecionado para o programa CEO Por Um Dia

Tadeu Nardocci, CEO da Novelis, ao lado de Paulo Henrique dos Santos, aluno selecionado para o programa CEO Por Um Dia.
O jantar de encerramento aconteceu em São Paulo, com a presença de todos os participantes e organizadores.
Paulo recebeu de Eunice Lima, representante da Novelis, um certificado pela participação no programa.

 

 O aluno Paulo Henrique dos Santos, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi um dos 23 selecionados para o programa CEO Por Um Dia, que permite que jovens de todo o país acompanhem a rotina de 23 líderes de grandes empresas durante um dia todo. O programa é promovido pela Odgers Berndtson Brasil, pelo escritório Machado Meyer Advogados e pela PDA International Brasil, em parceria com o jornal O Estado de São Paulo (Estadão).

 O processo seletivo para o programa aconteceu em três fases. Na primeira, o interessado deveria enviar um currículo e responder à pergunta “Por que você deve ser selecionado para o Programa CEO Por Um Dia?”. Já a segunda, consistiu em uma avaliação comportamental online, baseada no sistema PDA (Análise de Desenvolvimento Pessoal), para identificar habilidades interpessoais e de liderança. E na última fase, houve uma entrevista presencial, para os candidatos de São Paulo, capital, ou via Skype, para os candidatos de outras cidades, como foi o caso do aluno da Unifei.

 No dia 23 de agosto, Paulo acompanhou Tadeu Nardocci, CEO da Novelis na América do Sul, uma empresa de alumínio industrial com sede em Atlanta, nos Estados Unidos. “Tive a oportunidade de conhecer de perto como as decisões estratégicas são tomadas, como o CEO se relaciona com as outras áreas da organização, como sua equipe de suporte é formada e se relaciona dentro e fora da empresa e também como as habilidades pessoais, interpessoais e de liderança são decisivas para alguém chegar à posição de CEO e poder exercê-la de uma forma eficiente e eficaz”, afirmou Paulo.

 O programa CEO Por Um Dia chegou a sua quarta edição no Brasil, que já se transformou em referência para os demais países onde o programa é realizado, como Alemanha, Canadá e Espanha, entre outros. “O Brasil é o que tem o maior número de empresas participantes e estudantes inscritos, entre todos os países onde o programa é realizado”, disse o diretor associado da Odgers, Pedro Heer, em entrevista para o jornal Estadão.

 Por meio de um post no portal Linked In, o CEO da Novelis também comentou a participação no programa: “Algumas experiências são únicas. O Programa CEO por um Dia, da Odgers Berndtson, representada pelo Pedro Villares Heer, é uma delas. O estudante Paulo Henrique dos Santos, da Universidade Federal de Itajubá, me acompanhou em um dia repleto de compromissos, que incluiu palestra na Virada Sustentável, comunicação face a face com nossos profissionais e diversas reuniões. Mais do que vivenciar a rotina dos negócios, falamos de competências, protagonismo e liderança, trocamos experiências e aprendemos um com o outro por que a nova geração tem habilidades fundamentais para lidar com a agilidade das mudanças organizacionais e nós temos que ter a humildade de reconhecer e valorizar essas contribuições”.

 Para Paulo, o maior desafio foi estar entre os 23 selecionados entre centenas de candidatos de todo o Brasil. Segundo ele, a oportunidade de participar desse programa trouxe muitos benefícios para sua futura carreira profissional. “Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto do ponto de vista pessoal como profissional, e, talvez, a mais diferente que já tive durante a graduação, exatamente pelo fato de ter realizado uma mentoria com uma pessoa em um cargo tão importante dentro de uma multinacional. Foi um dia de muito aprendizado, no qual recebi insights importantíssimos para minha carreira profissional”, revelou o aluno.

 O candidato incentivou os demais alunos da Universidade a participarem do programa, que é anual, e falou sobre a importância do engajamento além das aulas durante a graduação, o que contribuiu para sua seleção. “Os projetos e atividades que desenvolvi e realizei durante a graduação, como complementares à minha formação técnica em Engenharia, foram essenciais para que eu pudesse desenvolver habilidades pessoais e de relacionamento interpessoal que foram decisivas para o meu desempenho na entrevista”, disse Paulo.

 No dia 18 de setembro, os selecionados participaram de um jantar de encerramento em São Paulo, com a presença de todas as empresas envolvidas, da equipe da Odgers Berndtson Brasil, do escritório Machado Meyer Advogados, da PDA International Brasil, e com cobertura do Estadão, para encerrar a edição deste ano do programa.

 Para conferir a lista de selecionados do evento neste ano, os interessados deverão acessar o link: https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-do-emprego/ceo-por-um-dia-escolhe-os-23-estudantes/