UNIFEI

Aluno da Unifei se destaca nos Estados Unidos durante a Brazil Conference

Equipe da Milênio Bus recebendo o prêmio.

 A startup brasileira Milênio Bus foi campeã da Brazil Conference, evento realizado nas universidades de Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston nos Estados Unidos. Um de seus integrantes, Fábien Giovanni de Oliveira, é aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

 A Brazil Conference at Harvard & MIT é um evento anual que acontece no mês de abril, organizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, nos Estados Unidos, desde 2015. Realizada nas duas universidades que dão nome à conferência, ela tem como objetivo promover o debate entre líderes e representantes da diversidade nacional e internacional sobre os mais variados temas envolvendo o Brasil.

 A startup Milênio Bus conquistou o primeiro lugar na HackBrazil, competição que acontece durante a Brazil Conference at Harvard and MIT, e recebeu 50 mil reais para colocar o projeto em prática. O evento recebeu uma leva de empreendedores brasileiros com suas soluções inovadoras para demandas de mercado.

 A partir do uso da Internet of Things (IOT) e da tecnologia Perception Activity Understand, a startup desenvolveu um aplicativo para beneficiar usuários do transporte público. O sistema desenvolvido pela Milênio Bus permite ao cliente ter conhecimento prévio se determinado ônibus está ou não lotado e a possibilidade de pagamento digital da tarifa, dentre outros benefícios à população, que se estendem também às empresas de ônibus.

 Fabien Oliveira, que é responsável pelo hardware da Milênio Bus, explicou que, agora, com a tecnologia, as empresas de ônibus possuem o conhecimento do fluxo de passageiros e que, antes, elas apenas tinham uma previsão. Ele indicou também outro ponto positivo do aplicativo: “Estamos trabalhando com câmeras biométricas, o que ajuda a reduzir o número de fuga no pagamento”.

 O aluno ressaltou a importância de ter concorrido com outros projetos igualmente inovadores e relevantes. “Sem dúvidas, os outros projetos eram muito bons e tinham grande potencial. Acredito que o fato de termos apresentado um projeto que já está em funcionamento, para uma banca com jurados de renome internacional, foi um dos nossos diferenciais”, avaliou o estudante, que mantém seu sistema em funcionamento na região do ABC Paulista, no trecho São Bernardo do Campo – Diadema.

 Após as cerimônias finais do evento, a Milênio Bus foi anunciada como a startup vencedora na Brazil Conference em 2018. “Para mim é uma honra fazer parte de tudo isso, poder contribuir para transformar o Brasil e levar o nome da Unifei para eventos tão importantes”, comentou Fábien.

Futuro da startup

 Além de Fábien, a Milênio Bus é composta por Renato Rodrigues, responsável pelo marketing, e Marcel Ogando, encarregado pelo software. Com o dinheiro do prêmio recebido da HackBrazil, a ideia é homologar o hardware utilizado pela startup. “Nosso foco atual é a homologação do produto para podermos escalar e levar, oficialmente, nossa tecnologia às empresas de ônibus”, disse Fábien.

 O estudante também falou sobre outros eventos de que a startup deverá participar. “Fomos selecionados pelo Pipe, da Fapesp, estamos na semifinal do programa da Toyota de apoio à mobilidade urbana”, os alunos também foram selecionados pela Oxigênio Aceleradora e, em maio, a Milênio Bus irá participar do programa Blockchain, em Dubai.

 Para saber mais sobre a startup Milênio Bus, acesse: http://www.mileniobus.com.br/