A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) conquistou, recentemente, o sexto lugar geral entre 14 instituições de ensino superior mineiras que participaram dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), torneio esportivo universitário mais importante de Minas Gerais, organizado pela Federação Universitária Mineira de Esportes (Fume) e realizado neste ano em Uberaba – MG.
A delegação da Unifei, composta por alunos-atletas das modalidades atletismo futsal feminino, futsal masculino, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei masculino e xadrez, foi coordenada pelo Centro de Educação Física e Esportes (Cefe) da Universidade. Entre os participantes, dois alunos se destacaram em suas modalidades, classificando-se para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que deve ser realizado em novembro em Cuiabá – MT: no xadrez, Ezequias Morais de Lima Pereira, que conquistou a medalha de ouro, e na natação, Arthur Rossi de Paiva.
Ezequias Morais de Lima Pereira tem 18 anos e ingressou na Unifei neste ano para cursar Engenharia de Materiais, no campus de Itajubá. Desde os cinco anos de idade, ele joga xadrez, mas começou a participar em competições de jogadores profissionais aos nove anos.
O aluno já disputou vários torneios, nos quais vem acumulando vitórias. “Fui duas vezes campeão brasileiro escolar, fui campeão das olimpíadas escolares, já ganhei também três campeonatos mineiros de categoria e participei de sul-americano como representante brasileiro e de mundial de categorias”, revelou.
Ele já esteve presente em eventos escolares e abertos e, pela primeira vez, neste ano, em um torneio de nível universitário. “Resolvi participar dos Jogos Universitários Mineiros por estar treinando com outros jogadores da Universidade e por receber o convite”, explicou Ezequias.
O aluno classificou sua participação nos JUMs como positiva: “Avalio da melhor maneira possível, pois apresentei jogo consistente em todas partidas. Além disso, foi uma experiência muito enriquecedora, e de forma geral, os JUMs foram um evento de alto nível, contando com boa estrutura”. Quanto à influência da prática esportiva no dia a dia de suas outras atividades, Ezequias disse que ela auxilia principalmente no treino da concentração e da disciplina.
O atleta também falou sobre sua participação na competição nacional em Cuiabá e como está sua preparação nesse sentido. “A expectativa é fazer um grande evento, respeitando sempre os adversários, mas buscando meu melhor jogo em todas partidas. Estou me preparando todos os dias, ao menos uma hora, nas diferentes áreas do jogo. Além disso, frequento os treinos da Unifei, uma vez por semana”, detalhou.
Já o aluno Arthur Rossi de Paiva, de 24 anos, estuda Engenharia de Computação, na Unifei de Itabira, desde 2010. Ele, que começou a praticar natação aos dois anos de idade e a competir aos oito anos, decidiu participar dos JUMs por ser o principal acontecimento esportivo em nível universitário de Minas Gerais. “O evento em Uberaba foi bom, bem organizado e melhor do que as duas últimas edições”, declarou.
Arthur já participou dos JUMs de 2014 e 2015 e dos JUBs nos respectivos anos. “Acredito que a minha participação nos JUMs tenha sido boa, mas ainda há muita coisa para melhorar, poderia ter sido melhor”, disse.
Ele também revelou que sua melhor colocação em competições foi o quinto lugar nos 50 metros borboleta nos JUBs de 2014 e que sua expectativa para a participação da competição em Cuiabá é muito boa. “Independentemente da classificação final, espero fazer o meu melhor. Estou treinando bastante e, em alguns dias, até duas vezes”, disse o atleta. Mesmo com o desafio de conciliar a natação com os estudos, principalmente devido a distância entre sua casa, o clube e a universidade, Arthur ressalta a importância do esporte. “A prática esportiva é muito importante para a vida de qualquer pessoa e acredito que ela influencia de forma positiva em outras atividades do dia a dia”, concluiu o estudante.
Os JUBs acontecem desde 1935 e são uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério do Esporte (ME). Eles têm por finalidade aumentar a participação doa alunos em atividades esportivas em todas as instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas do território nacional e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. Os campeões dos JUBs participam dos Jogos Universitários Mundiais (Universíade).
”


