




No último dia 06 de dezembro, aconteceu, na Sala Mahle, no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), a cerimônia de entrega do Prêmio Mahle de 2018 a dois alunos do campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Neste ano, os agraciados foram os estudantes George Patton de Oliveira Silva, do curso de Engenharia Mecânica, e Higor dos Reis Silva, de Engenharia de Produção.
No início da cerimônia, o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, deu as boas-vindas aos presentes, enaltecendo a importância da parceria entre a Universidade e a empresa Mahle para a concessão desse prêmio, bem como para a realização de outras atividades.
Além da participação de familiares, amigos e colegas dos alunos premiados, o evento contou com as presenças dos professores José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; Luiz Fernando Valadão Flores, diretor do Instituto de Engenharia Mecânica, e André Luiz Medeiros, diretor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão, entre outros docentes da Unifei.
Pela Mahle participaram alguns executivos, entre os quais estavam o engenheiro Alexandre Augusto Carmanhani, plant manager da empresa em Itajubá, e a gerente de Recursos Humanos, Francisca Maria Oliveira de Sousa, que fizeram seus pronunciamentos, reconhecendo também que a parceria entre as duas instituições tem gerado bons resultados, que podem ser observados, por exemplo, no programa de estágios oferecidos aos alunos da Unifei.
Após os discursos feitos, o aluno de Engenharia Mecânica George Patton de Oliveira Silva e o professor Leonardo Kabayama, coordenador do curso foram convidados a receber o diploma de reconhecimento de mérito e o prêmio material concedido pela empresa Mahle. O mesmo aconteceu na sequência com o aluno Higor dos Reis Silva, de Engenharia de Produção, e o professor José Leonardo Noronha, coordenador do curso.
Após a entrega da premiação, o chefe de Gabinete da Reitoria, professor José Arnaldo Barra Montevechi, fez uso da palavra. Ele agradeceu pela presença de todos, parabenizou os alunos premiados e os professores envolvidos em suas formações e destacou, mais uma vez, os trabalhos realizados em parceria entre a Unifei e a empresa, citando como bom resultado dessa relação a instalação da Sala Mahle, no IEPG, e sua recente reinauguração após reforma realizada.
A cerimônia foi encerrada e os presentes foram convidados para uma confraternização.
O Prêmio Mahle
Segundo o primeiro artigo do regulamento da premiação: “Fica instituído, no âmbito da Universidade Federal de Itajubá, o ‘Prêmio Mahle’ ao melhor aluno de graduação do curso de Engenharia Mecânica e ao melhor aluno de graduação do curso de Engenharia de Produção”.
Já o segundo artigo prevê que: “O prêmio será concedido anualmente, mediante a atribuição de um diploma de reconhecimento de mérito e um prêmio material concedido pela empresa Mahle a dois alunos, sendo um do curso de Engenharia Mecânica e um do curso de Engenharia de Produção”.
A empresa Mahle
O Grupo Mahle oferece competência em sistemas nas áreas de motores, filtração, elétrica/mecatrônica e gerenciamento térmico, posicionando-se entre os três principais fornecedores de sistemas do mundo para aplicações móveis nesses setores.
As unidades do Grupo Mahle, como a de Itajubá, desenvolvem soluções tecnologicamente inovadoras para automóveis, veículos comerciais, máquinas e outras aplicações industriais e têm uma presença local em todos os principais mercados do mundo.
Seus engenheiros e técnicos trabalham em conceitos, produtos e sistemas voltados para o futuro em dezesseis grandes centros de pesquisa e desenvolvimento na Alemanha, Grã-Bretanha, Luxemburgo, Eslovênia, Estados Unidos, Brasil, Japão, China e Índia.