





Em decorrência de uma cooperação de mais de dois anos com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no âmbito da pesquisa associada ao Laboratório de Robótica, Sistemas Inteligentes e Complexos (ROBSIC), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) foi convidada a integrar uma proposta de projeto (88881.717041/2022-01) para o programa Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC). Além das duas instituições citadas, participa da proposta a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Com o êxito na aprovação do projeto 88881.717041/2022-01 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a UNIFEI passou a compor uma rede de parceria que envolve, além das instituições brasileiras, a École Nationale Supérieure Mines-Télécom Atlantique Bretagne-Pays de la Loire (IMT Atlantique), a Université de Technologie de Compiègne (UTC) e o Institut Polytechnique de Grenoble (Grenoble INP-UGA), todas francesas.
O BRAFITEC é um programa de intercâmbio que se organiza por meio de parcerias universitárias nas diferentes áreas da Engenharia e tem como objetivo promover o intercâmbio de estudantes de graduação e de professores, além de estimular iniciativas de alinhamento de programas e conteúdo de ensino e facilitar o reconhecimento recíproco de créditos obtidos junto às instituições conveniadas.
Do lado brasileiro, o financiamento das bolsas de estudos é de responsabilidade da CAPES. O projeto conta com a coordenação geral do professor Rodrigo Pinto Lemos, da UFG, e a coordenação local na UNIFEI do professor Giovani Bernardes Vitor, do Instituto de Ciências Tecnológicas (ICT) do campus de Itabira – MG. Integra ainda o time da UNIFEI nesse projeto o professor Sandro Carvalho Izidoro, também do ICT.
Estudantes escolhidos
O processo seletivo de estudantes para o primeiro ano do projeto, que inicialmente contemplaria quatro alunos dentro deste projeto, ocorreu em março e abril passado. Excepcionalmente em 2023, o projeto conseguiu duas bolsas adicionais e, assim, foram selecionados seis discentes da UNIFEI, sendo quatro do campus de Itajubá e dois do campus de Itabira. Todos eles iniciariam o intercâmbio ainda no segundo semestre deste ano.
Do campus de Itajubá, os escolhidos foram Jackyanne Florencio de Azevedo Júnior e Caio Probst de Sá, ambos do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica, que devem fazer o intercâmbio na UTC; Maria Laura Rosa Cabrerizo, de Engenharia Elétrica, e Vinicius Contin de Souza, de Engenharia Mecânica, que devem estudar no IMT Atlantique.
Do campus de Itabira, os selecionados foram Larissa Gabriela Xavier Clemente, do curso de Engenharia de Controle e Automação, que também deve fazer o intercâmbio na IMT Atlantique, no campus de Nantes, e Gabriel Soares Silva, de Engenharia Elétrica, que deve estudar na Grenoble INP UGA – Institut d\’Ingénierie et de Management.
Vale lembrar que os alunos de Itajubá citados acima participam do mesmo projeto coordenado pelo professor Giovani Bernardes, de Itabira, e que no campus sede da UNIFEI há também quatro alunos que participam de outro projeto pelo BRAFITEC, que é coordenado pelo professor Tales Cleber Pimenta, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI).
Grande desafio
Segundo o aluno Gabriel Soares Silva, do campus de Itabira, entre outros objetivos com o intercâmbio, estão: “poder falar fluentemente o francês e o inglês e fazer exame para comprovação de nível B2 ou C1 em ambos os idiomas, além de estágio em uma grande empresa francesa ou alemã na área de Engenharia Elétrica”.
Gabriel também disse que nos períodos de férias pretende conhecer um pouco mais da Europa, tendo contato com novas culturas e comidas típicas. “São muitas as expectativas. Imagino que vai ser um grande desafio, mas estou bem animado. Se estou 100% preparado? Com certeza não, mas estou com ‘sangue nos olhos’ para correr atrás de cada um dos objetivos”, completou Gabriel.
Segundo o estudante, o processo de aprendizagem da língua francesa foi complexo, mas bastante gratificante. Ele defende que “a imersão completa no novo idioma, por meio de aplicativos e consumo de conteúdo audiovisual em francês, é de extrema importância nesse processo”.
Novos olhares
Outra beneficiada pelo projeto, a aluna Larissa Gabriela Xavier Clemente, também do campus de Itabira, viajou para a França em 22 de agosto. Ela também manifestou sua expectativa para a participação no programa: “Para mim, esta é uma oportunidade única de vivência no exterior, de conhecer outra cultura e aprender um idioma. A participação no BRAFITEC traz expectativas em diversos aspectos. Embora o intuito seja o desenvolvimento acadêmico e profissional, o aspecto pessoal também acaba sendo muito impactado”.
Sobre o processo de aprendizagem do idioma, Larissa disse: “Quando você realmente tem interesse em algo, o aprendizado flui com menos dificuldades. Eu queria aprender o idioma e considerava a estrutura relativamente fácil por ser um pouco similar à língua portuguesa. O vocabulário é extenso, então é natural levar um tempo para se familiarizar”.
Para Larissa, o contato com outros métodos de ensino pode enriquecer a sua graduação, além do peso que uma mobilidade internacional tem por si só no currículo. “A depender do desempenho meu e do Gabriel, podemos trazer novos olhares para os estudantes da UNIFEI, quem sabe até conseguindo mais bolsas e incentivos para os próximos anos”, disse a estudante.
Expectativas positivas
A aluna Maria Laura Rosa Cabrerizo, do curso de Engenharia Elétrica do campus de Itajubá, relatou que suas expectativas para o intercâmbio são positivas, e que também possui o objetivo de aprimorar o idioma do francês e conhecer novas pessoas, além de se desenvolver pessoalmente.
De acordo com a discente, que estudou francês em uma escola de idiomas da cidade, o processo de aprendizado foi um pouco difícil no começo, mas, depois de alguns meses estudando, ficou mais simples, por ser uma língua latina que possui algumas semelhanças com a língua portuguesa.
Maria Laura sugere aos alunos interessados em participar do BRAFITEC que tentem se aprimorar na língua francesa e estejam sempre informados a respeito dos editais.