UNIFEI

Assessor da Ufla ministra curso na Unifei sobre governança, gestão de riscos e controles internos

O evento contou com a participação de diversos servidores técnico-administrativos da Unifei dos dois campi.
O curso foi ministrado pelo assessor de Governança e Gestão Adriano Higino Freire, da Ufla.
Servidores técnico-administrativos da Unifei de Itajubá e de Itabira participaram do curso sobre governança, gestão de riscos e controles internos.

 O servidor Adriano Higino Freire, assessor de Governança e Gestão da Universidade Federal de Lavras (Ufla), ministrou nos dias 8 e 9 de julho, no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), o curso de capacitação em “Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos”, aberto a todos os servidores da Instituição, com transmissão por videoconferência ao Campus de Itabira.

 Durante o curso, que contou com 55 participantes, foram apresentados os conceitos fundamentais necessários para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, aos controles internos e à governança, prevista na Instituição Normativa MP/CGU 01/2016.

 Adriano fez comentários sobre esta instrução normativa e apresentou conceitos básicos sobre administração, governança, riscos e controle, além de falar sobre o Índice de Governança e Gestão, do Tribunal de Contas da União (TCU).

 Ele também fez considerações sobre atividades de controles internos e sobre política e modelo de gestão de riscos, ressaltando a necessidade de identificar, analisar, avaliar e respondê-los por meio de um plano de tratamento.

Gestão de riscos na Unifei

 A gestão de riscos da Unifei é coordenada pelo seu Comitê Gestor de Governança, Riscos e Controle (CGRC), instituído pela Portaria nº 334, de 10 de março de 2017, que conta com a participação ativa e direta do reitor, professor Dagoberto Alves de Almeida, como seu presidente, além do apoio administrativo da gestora de projetos da Reitoria, Letícia Fernandes Costa.

 O CGRC da Unifei tem como principal atribuição estabelecer limites de exposição a riscos e aprovar ações, medidas e instrumentos para diminuição dos riscos institucionais considerados relevantes.

 Em março deste ano, por meio da aprovação, pelo Conselho Universitário (Consuni), de alteração em seu regimento interno, o CGRC passou a ter nova composição e a integrar o Regimento da Administração Central.

 A partir do conteúdo apresentado no curso, foi possível sensibilizar os gestores e aprimorar o método utilizado pela Unifei para gerenciamento de riscos. Dentre os próximos desafios estão a comunicação e a institucionalização desta política, além da utilização de um sistema informatizado para gestão.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo