O projeto Oficinas Temáticas concluiu o ano de 2018 com número expressivo de participantes

No segundo semestre de 2018, o projeto Oficinas Temáticas contemplou quatro institutos da Unifei: IFQ, IEPG, ISEE e IRN.

As Oficinas Temáticas apresentam temas abordados de forma acessível e aplicada à realidade da comunidade.

O projeto Oficinas Temáticas é realizado na Unifei pelos serviços de Psicologia e Pedagogia.

 

 O projeto de extensão Oficinas Temáticas foi realizado durante o ano de 2018 pelos Serviços de Psicologia e Pedagogia da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e percorreu todos os sete institutos do campus sede com o objetivo de colaborar para a criação de estratégias de enfrentamento das dificuldades vivenciadas pela comunidade acadêmica, propondo intervenções a partir de temáticas escolhidas pelos estudantes.

 No primeiro semestre, conforme já divulgado nesta página da Unifei (https://unifei.edu.br/blog/servicos-de-psicologia-e-pedagogia-da-unifei-realizam-oficinas-tematicas-para-a-comunidade-academica/), foram contemplados os seguintes institutos e temáticas: Matemática e Computação (IMC), com o tema Depressão e Ansiedade; Engenharia Mecânica (IEM), abordando Autogestão e Organização do Tempo, e Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti), refletindo sobre Motivação e Desmotivação. Nestas oficinas, houve a participação de cerca de 140 pessoas.

 Já no segundo semestre, o projeto contemplou os institutos de Física e Química (IFQ), de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) e o de Recursos Naturais (IRN). O número de participantes nas oficinas foi expressivo, totalizando 255 pessoas, entre comunidade interna e externa.

 No IFQ, o tema escolhido foi Ansiedade e Depressão, trabalhado em uma palestra ministrada no mês de agosto pelas psicólogas clínicas Amanda Ferreira, Larissa Mesquita e Regiane Miranda. Na ocasião, foram abordadas a relação entre ansiedade, depressão e vida acadêmica e também técnicas para o controle da ansiedade e depressão no ambiente universitário.

 No mês de setembro, a oficina foi realizada no IEPG e foi incluída nas atividades do Setembro Amarelo. O tema escolhido pelos estudantes foi Inteligência Emocional, e a master coach Raquel Candela proferiu uma palestra, enfatizando como o desenvolvimento desta temática pode contribuir para o sucesso do desempenho pessoal e profissional.

 No ISEE, a oficina aconteceu em outubro e abordou o tema Habilidades Sociais e Adaptação Acadêmica no Ensino Superior. Na ocasião, esteve presente Murilo Freitas Bauth, psicólogo clínico e mestre em Psicologia. O objetivo da palestra foi discutir questões relativas às demandas da vida universitária e como elas atuam enquanto fatores de risco para problemas de saúde mental e evasão no ensino superior. Também foram temas de reflexão nessa oficina a importância das relações interpessoais como fatores de proteção para essas demandas e reflexões para intervenções e promoção de habilidades sociais dos estudantes.

 A última oficina do semestre aconteceu em novembro, com temática escolhida pelos estudantes do IRN. A palestra Comunicação e Oratória foi conduzida pelo professor André Marques Mancilha. De maneira interativa, ele expôs para o público a importância da comunicação como elemento maximizador das habilidades pessoais e profissionais perante as oportunidades que surgem na rotina das pessoas.

 De acordo com as psicólogas Flávia Ludovico e Thamiris Daniel e a pedagoga Luciana Caretti, responsáveis pelo projeto, a experiência foi muito válida, pois permitiu que temas do campo psicossocial e pedagógico fossem abordados de forma acessível e aplicada à realidade da comunidade.

 As profissionais entendem que a aproximação entre os serviços e os estudantes é, sem dúvida, um movimento importante e necessário, pois permite que novas intervenções sejam pensadas em nível coletivo e que sejam apropriadas ao contexto universitário.

 Os Serviços de Psicologia e Pedagogia estão vinculados às diretorias de Assuntos Comunitários (DAC) e de Assistência Estudantil (DAE) e atendem no 4º andar do Prédio da Administração Central no campus sede da Unifei. Para mais informações sobre os serviços ofertados, os interessados poderão acessar o link: https://unifei.edu.br/social/saude/psicologia/servicos-de-psicologia/ ou enviar e-mail para daepedagogico@unifei.edu.br.