Serviços de Psicologia e Pedagogia da Unifei realizam Oficinas Temáticas para a comunidade acadêmica

No mês de abril, foi ministrada uma palestra com o tema “Depressão e Ansiedade”, no Instituto de Matemática e Computação.

Ricardo Pimenta ministrou a oficina com o tema “Autogestão e Organização do Tempo” no Instituto de Engenharia Mecânica.

No mês de junho, a oficina contou com a palestra “Não tenha medo de voar”, ministrada por Cláudia Andrade.

 

 O projeto “Oficinas Temáticas” é uma atividade de extensão dos Serviços de Psicologia e Pedagogia da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) que está percorrendo os seus diversos institutos com o objetivo de colaborar para a criação de estratégias de enfrentamento das dificuldades vivenciadas pela comunidade acadêmica, propondo intervenções a partir da temática escolhida pelos estudantes por meio de uma pesquisa online.

 No primeiro semestre de 2018, os institutos de Matemática e Computação (IMC), de Engenharia Mecânica (IEM) e de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti) foram contemplados com as oficinas, nas quais houve a participação de 140 pessoas.

 No IMC, o tema escolhido foi “Depressão e Ansiedade”, trabalhado em uma palestra ministrada no mês de abril pela psicóloga clínica Karina Cinquetti. Na ocasião, foram abordadas a relação entre depressão e vida acadêmica e técnicas para a gestão da ansiedade e do estresse.

 No IEM, a oficina aconteceu no mês de maio com o tema “Autogestão e Organização do Tempo”, e contou com a presença de Ricardo Pimenta, coach, engenheiro mecânico e mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Unifei. Em sua palestra, foi enfatizado como a organização do tempo pode auxiliar na redução do estresse e da ansiedade, já que o planejamento do tempo e das ações contribuem para um melhor desempenho e mais qualidade de vida.

 A última oficina do semestre aconteceu no mês de junho, voltada para os estudantes do Iesti. A palestra “Não tenha medo de voar”, de natureza motivacional, tratou do assunto escolhido, Motivação e Desmotivação, queixa recorrente entre os estudantes. Conduzida por Cláudia Andrade, gerente de Recursos Humanos do Grupo Ártico, Positive Psychology Coaching  e mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Unifei, a palestra teve o objetivo de promover a autorreflexão e a crítica sobre o papel de protagonista na própria história e inspirar o comprometimento de florescer na vida por meio do propósito e do engajamento.

 De acordo como os responsáveis pelo projeto, nessa primeira etapa, uma pesquisa de avaliação está em andamento, e até agora, pôde-se perceber que as atividades estão impactando positivamente os estudantes. Até o momento, 58,3% e 41,7% dos respondentes afirmaram, respectivamente, que os assuntos abordados nas oficinas contribuíram ou contribuirão muito para o processo de aprendizagem e a trajetória na Universidade. Além disso, 92% dos participantes assinalaram que as oficinas colaboraram com a criação de estratégias para enfrentamento de dificuldades vivenciadas no dia a dia acadêmico.

 É importante ressaltar que, embora cada atividade seja destinada a um instituto diferente, todos os estudantes da Universidade podem participar. O projeto continuará no segundo semestre e o primeiro a ser contemplado será o Instituto de Física e Química (IFQ), em agosto.

 Os Serviços de Psicologia e Pedagogia estão vinculados à Diretoria de Assuntos Comunitários (DAC) e à Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e atendem no 4º andar do Prédio da Administração Central. Para mais informações sobre os serviços ofertados, os interessados deverão acessar o link: https://unifei.edu.br/social/saude/psicologia/servicos-de-psicologia/.