Projeto LediCamp da Unifei promove letramentos digitais no campus sede

O projeto LediCamp da Unifei promove a inclusão e o desenvolvimento de letramentos digitais de pessoas com nível fundamental e médio de escolaridade.

O projeto tem como meta a construção da cidadania a partir do uso crítico e criativo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)

Momento da entrega dos certificados aos participantes do projeto no final do ano passado.

Uma das atividades do LediCamp em 2019.

Entrega de certificados a participantes do LediCamp em 2019.

 O projeto de extensão Letramentos Digitais no Campus (LediCamp) teve início em 2018 na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Coordenado pela professora Alessandra Rodrigues, do Instituto de Física e Química (IFQ) e do Centro de Educação (Ceduc), seu objetivo é promover a inclusão e desenvolver letramentos digitais de pessoas com nível fundamental e médio de escolaridade com vistas à construção da cidadania a partir do uso crítico e criativo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

 O projeto acontece em articulação com a formação inicial de professores para o uso pedagógico de tecnologias e atende servidores terceirizados que fazem a limpeza do campus da Unifei em Itajubá. Já foram realizados, desde o início do projeto, mais de 30 encontros de uma hora cada um, atendendo o público-alvo do projeto. Além dos encontros, o projeto tem gerado dados de pesquisa para os alunos envolvidos, que já produziram e apresentaram artigos em eventos científicos sobre a temática da inclusão e do letramento digital.

 Jéssica Dessihé, aluna do curso de Licenciatura em Química, afirma que o LediCamp tem forte impacto social, uma vez que trabalha com pessoas que estão no ambiente acadêmico, mas, muitas vezes, passam despercebidas. “Além disso, o projeto atua na formação de professores, e mudou minha vida. Para a produção das atividades é preciso ter empatia e se colocar no lugar do outro, e esse exercício contribui para que eu me torne uma profissional mediadora do conhecimento”, disse a estudante.

 Para André Portellada, aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o LediCamp é um projeto que transforma tanto os alunos quanto os participantes: “É uma oportunidade enorme que acrescenta tanto para a parte técnica da minha formação quanto para a parte social; a participação no projeto é mais que um investimento na minha capacitação, é uma atividade que me torna mais humano”.

 Uma das participantes do projeto, Ana Paula, conta sua experiência no LediCamp: “Tenho 38 anos, e o projeto está desenvolvendo muitas habilidades na minha vida. Aprendi a mexer bastante no meu celular e fiz coisa que achava impossível de fazer!”.

 Francisca, que também participa do projeto, completou: “Fiquei muito feliz por ter vencido a primeira etapa do curso. É um aprendizado que vou levar sempre comigo”. Já Francisco, outro beneficiado pelo LediCamp, disse: “Receber o certificado do curso me fez sentir como se tivesse formando na faculdade”.

 Para mais informações sobre o LediCamp, os interessados podem acessar o site do projeto: ledicamp.wixsite.com/website ou entrar em contato pelo e-mail: alessandrarodrigues@unifei.edu.br.