Startups aceleradas pelo LAB001 da Unifei concorrem a prêmio de evento internacional

Integrantes da SunFlower Power System junto ao símbolo da startup.

Integrantes da Enercred durante premiação em evento realizado em julho deste ano.

As startups SunFlower Power SystemEnercred, que estão sendo aceleradas pelo LAB001, do Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), se destacaram como finalistas, além de outras quatro participantes brasileiras, no programa EDP Open Innovation 2017, cujo evento de premiação acontece na capital portuguesa.

A EDP Open Innovation é uma iniciativa da empresa EDP que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de startups que contribuam para a constante transformação e evolução do setor energético.

Dentre quase 200 startups de todo o mundo, a SunFlower e a Enercred foram selecionadas entre as 15 melhores. A SunFlower Power System otimiza em 40% a geração de energia em painéis solares por meio da inclinação das placas fotovoltaicas e a Enercred oferece uma plataforma virtual para o compartilhamento de créditos de energia limpa.

As demais equipes brasileiras participantes do evento são Cosol Condomínio Solar (SP), Cubi (SP), Segrid (PR) e Sii Smart Buildings (MG). As seis startups brasileiras se destacaram no concurso e concorrem ao prêmio de 50 mil euros com outros nove grupos de Portugal, França e Espanha.

Os representantes da SunFlower e da Enercred irão para Lisboa, em Portugal, para um mês de mentoria com experts em energia do mercado europeu e estarão concorrendo ao prêmio em dinheiro para o desenvolvimento do seu projeto para melhoria do mercado de energia elétrica. Neste programa de aceleração na Europa, as startups terão a chance de desenvolver e testar a solidez e a viabilidade dos seus negócios.

Esta é a segunda edição do concurso, que, no ano passado, selecionou cinco brasileiros entre os quinze finalistas. Neste ano, os grupos foram avaliados por um júri formado por representantes da companhia EDP e de sua parceira, a empresa de comunicação Grupo Impresa. Esta segunda fase, que ocorre no mês de outubro, será decisiva para que sejam escolhidas as três startups finalistas.

As equipes terão, então, que apresentar suas soluções diante de um novo júri em um evento em Lisboa, na qual também será definida a grande vencedora. Além do prêmio em dinheiro, o EDP Open Innovation dará aos finalistas a oportunidade de apresentarem seus projetos no Web Summit, principal evento europeu de inovação.

As startups aceleradas pelo CEU

A SunFlower Power System surgiu em 2016, criada por alunos graduandos de Engenharia e de Administração da Unifei. A equipe desenvolveu um sensor que detecta qual é o posicionamento mais eficaz para a instalação de painéis solares fotovoltaicos.

A Enercred oferece uma plataforma virtual para o compartilhamento de créditos de energia limpa que conecta mini e microusinas geradoras de eletricidade a consumidores interessados em economizar com sustentabilidade. Sua jornada começou em outubro de 2015, no evento U-Lab Prototype Camp no Sloan School of Management do MIT. De lá para cá, o projeto foi remodelado e reinventado. Em abril do ano passado, seus integrantes participaram do Desafio Solar para Modelos de Negócios Sociais, promovido pelo Greenpeace Brasil e pela NESsT.

O LAB001, que faz a aceleração das duas startups, é um programa desenvolvido pelo CEU, ligado ao Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), da Universidade Federal de Itajubá, para fornecer suporte e mentorias e auxiliar no crescimento de startups de hardware e hard-sciences criadas por alunos da Unifei e pela comunidade da região.

Mais informações sobre o evento em Portugal podem ser obtidas em https://edpopeninnovation.edp.pt/, bem como no site da EDP Brasil, http://www.edp.com.br/imprensa/noticias/Paginas/2017/09/Seis-startups-brasileiras-na-final-do-EDP-Open-Innovation-2017.aspx