Trabalhos acadêmicos da Unifei são classificados entre os melhores no XI Congresso Brasileiro de Planejamento Energético

O XI Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE) aconteceu de 11 a 14 de setembro em Cuiabá – MT.

Alexandre Uhlig, do Instituto Acende Brasil; Annemarlen Castagna, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e Hélvio Neves Guerra, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ex-aluno da Unifei.

Os professores Sérgio Bajay (Unicamp), Célio Bermann (USP), Edson Bortoni (Unifei), Ennio Peres (Unicamp), Jamil Haddad (Unifei), Ivo Dorileo (UFMT) e Paulo Correia (Unicamp).

A Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE), associação técnico-científica sem fins lucrativos fundada em 1989, promoveu o XI Congresso Brasileiro de Planejamento Energético – XI CBPE, de 11 a 14 de setembro em Cuiabá – MT, em parceria com o Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas – CERPCH/Unifei, do qual participaram professores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de profissionais ligados ao setor elétrico e energético.

Com o tema “Desafios e Oportunidades do Planejamento Energético Nacional diante das Mudanças nos Cenários Nacional e Internacional”, o objetivo do evento bi-anual da SBPE foi discutir e definir, juntamente com os diversos segmentos do setor energético, consensos que possam ser úteis aos formuladores de políticas públicas do país, refletindo num planejamento energético consistente e sustentável.

Como em toda edição, foi homenageado um profissional destacado do setor. No evento deste ano, o escolhido foi o engenheiro eletricista Carmelito Torres (in memorian), ex-aluno do então Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI), da turma de 1952, ex-presidente das Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat), hoje Energisa.

Um comitê científico classificou os 15 melhores trabalhos acadêmicos relacionados a energia, dentre os quais constam dois do campus sede da Unifei: “Análise da Viabilidade Econômica da Recuperação do Biogás Produzido em Estações de Tratamento de Esgoto e do Potencial Disponível no Estado de Minas Gerais”, de Laura Dardot Campello, Regina Mambeli Barros, Geraldo Lúcio Tiago Filho e Adriana de Cássia Barbosa, e “Metodologia de Locação de Torres de Linhas de Transmissão Baseada em Programação Dinâmica”, de Giulia Oliveira Santos Medeiros, Rodolfo Mendes de Lima, Anderson Rodrigo de Queiroz, Camilo Raimundo Silva Pereira, Afonso Henriques Moreira Santos, Reinis Osis, Renato A. dos Santos, Luiz Czank Junior e Eden Luiz Carvalho Junior.

Estava previsto que a seleção dos 15 melhores trabalhos seria publicada na Revista Brasileira de Energia (RBE), órgão de divulgação científica da SBPE. Os demais artigos escolhidos podem ser consultados em: https://www.xicbpe.com.br/artigos_premiados.

Pela Unifei, participaram do comitê organizador do evento o professor Jamil Haddad e Kelly Reis, ambos do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) e Lúcia Garrido Rios, do CERPCH. Também pela Universidade, fizeram parte do comitê científico os professores Edson da Costa Bortoni, Roberto Akyra Yamachita e Luiz Augusto Horta Nogueira do Excen e Geraldo Lúcio Tiago Filho do CERPCH.