UNIFEI é pioneira em processo seletivo de Vagas Olímpicas para ingresso nos cursos de graduação

Os candidatos aprovados no processo seletivo Vagas Olímpicas devem fazer a pré-matrícula online e poderão agendar o horário para a matrícula presencial.

 A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu até o dia 06 de dezembro de 2019 as inscrições para o processo seletivo Vagas Olímpicas – UNIFEI 2020. A lista de convocados em primeira chamada foi divulgada no dia 27 de dezembro e a chamada final – que pode ser conferida em: https://owncloud.unifei.edu.br/index.php/s/w4u8X7zRIZ2uX9u – foi disponibilizada no dia 08 de janeiro de 2020, com a convocação de 33 medalhistas.

 A novidade nas matrículas dos processos seletivos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) neste ano, tanto de Vagas Olímpicas quanto do Vestibular, é que os candidatos farão uma pré-matrícula online, anexando cópias dos documentos exigidos nos editais, e poderão agendar o horário para a matrícula presencial. Todas as informações relativas às matrículas estão descritas nos editais dos processos.

 A matrícula online está sendo feita nos dias 09 e 10 de janeiro e a matrícula presencial ocorrerá em 13 de janeiro. A UNIFEI montou uma banca de professores para conferir e validar os documentos enviados pelos candidatos.

 Este processo seletivo faz parte de um projeto da instituição para diversificar as formas de ingresso aos cursos de graduação, permitindo que estudantes com diferentes perfis e saberes tenham a oportunidade de se tornarem alunos da Universidade.

 A UNIFEI é a primeira universidade federal brasileira a adotar a modalidade de Vagas Olímpicas como forma de ingresso na graduação. No total, são 24 opções de olimpíadas e competições de conhecimento que dão a oportunidade de participar do processo seletivo, dentre elas Olimpíadas Internacionais, Ibero-Americanas, Brasileiras e Brasileiras de Escolas Públicas e afins. A lista de medalhas aceitas por cada curso pode ser consultada pelo link https://owncloud.unifei.edu.br/index.php/s/oqtbseMvMJHlCp7.

Entenda o processo

 No dia 23 de setembro de 2019, a UNIFEI abriu processo seletivo para Vagas Olímpicas como forma de ingresso nos cursos de graduação para o primeiro semestre de 2020. As inscrições foram feitas até o dia 06 de dezembro e as vagas foram disponibilizadas para cursos presenciais dos campi de Itajubá e de Itabira para candidatos premiados em olimpíadas científicas e competições de conhecimento ou modalidades similares em nível de Ensino Médio.

 Para participar do processo seletivo, os candidatos precisaram apresentar as premiações conquistadas nas olimpíadas dos anos de 2017, 2018 e 2019. As vagas foram distribuídas nas modalidades de Ampla Concorrência (AC) e de Escola Pública (EP) e cada candidato teve que escolher entre uma destas para concorrer a uma vaga apenas. Os interessados puderam escolher 24 opções de curso, como Engenharias, Administração, Física, Matemática, Química e Ciências Biológicas.

 O controle das inscrições e a convocação dos candidatos selecionados foram realizados pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da UNIFEI. Para concorrer às vagas, os candidatos devem comprovar a conclusão do Ensino Médio até a data da matrícula.

 As demais vagas para ingresso no primeiro semestre de 2020 foram disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2020 e pelo Vestibular UNIFEI 2020.

 As divulgações de chamadas são publicadas no endereço https://unifei.edu.br/processos-seletivos/vagas-olimpicas-2020/.

 Mais informações sobre o edital podem ser consultadas pelo link: https://owncloud.unifei.edu.br/index.php/s/z0Uvfg7LAP6qX5E