UNIFEI

CEFE realiza as Olimpíadas Internas da UNIFEI em comemoração aos 110 anos da Instituição

As disputas das Olimpíadas aconteceram no CEFE, envolvendo alunos de diversos cursos de graduação e também servidores, nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa e voleibol.
Time de basquete da UNIFEI que participou do 14º EDUNI.
Os jogadores de handebol masculino da UNIFEI também se destacaram no EDUNI deste ano.
O time de vôlei masculino foi um das equipes que ficaram em primeiro lugar no EDUNI de 2023.
O aluno atleta Lucas Pezzo representou a Universidade e o Estado de Minas Gerais nos JUBs.
O enxadrista Rafle Raphael obteve 4 vitórias em 6 jogos disputados e conquistou a 9ª colocação dentre 41 competidores nos JUBs.

 Entre os dias 13 e 23 de novembro foram disputadas as Olimpíadas Internas da UNIFEI, que fizeram parte dos eventos de comemoração dos 110 anos da Universidade Federal de Itajubá. As disputas aconteceram no Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), envolvendo discentes de diversos cursos de graduação e também servidores, nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa e voleibol. Cerca de 300 membros da comunidade participaram das disputas.

 No último dia da competição, 23 de novembro, o reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni; o diretor de Saúde e Qualidade de Vida, Zaqueu Oliveira dos Santos, e os servidores do CEFE participaram da cerimônia de premiação dos atletas individuais e suas equipes, bem como dos melhores atletas de cada modalidade coletiva. Confira os times e os jogadores premiados:

 No basquetebol feminino, o campeão foi o time formado por atletas dos institutos de Recursos Naturais (IRN), de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) e de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), representando os cursos de Engenharia Civil (ECI), Ciências Atmosféricas (CAT), Engenharia Elétrica (EEL) e Engenharia de Produção (EPR). A melhor jogadora da competição foi Suellen Cristina da Cunha Ribeiro, de EEL.

 No basquetebol masculino, o time campeão foi o Engenharia de Computação (ECO) e o melhor jogador foi Adriano Carvalho Maretti.

 Na modalidade futsal feminino, o campeão foi o time formado por atletas dos institutos de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI), de Engenharia Mecânica (IEM), de Matemática e Computação (IMC) e de Física e Química (IFQ). Kelly Maria Cardoso Siqueira, do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica (EMA), foi considerada a melhor jogadora da competição.

 No futsal masculino, o time de Engenharia Mecânica (EME 3) foi o campeão e João Pedro Costa Pereira foi premiado como melhor jogador.

 No handebol feminino, foi campeão o time formado por atletas do IRN, representando os cursos de ECI, Engenharia Química (EQI) e Engenharia Ambiental (EAM). Sara Ingrid da Silva Valim, de EAM, foi escolhida a melhor jogadora da competição.

 No handebol masculino, o time de EME foi o campeão, e como melhor jogador foi escolhido Henrique Figueiredo Flora.

 No tênis de mesa feminino, Isabelle Maciel do Rosário, do curso de Matemática Bacharelado (MBA), foi a campeã e também a melhor jogadora da competição; a vice-campeã foi Rosana das Graças Pereira, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PRGP). Ana Júlia Gonçalves Alvarenga, do curso de Engenharia de Computação (ECO), ficou em 3º lugar, e Isabella Leão Ceccarelli, de ECI, ficou em 4º lugar.

 No tênis de mesa masculino, o campeão e melhor jogador da competição foi Enzo Yukio Chinen (ECO); Caio Martins Pereira Flauzino (EEL) foi o vice-campeão; o servidor Alexandre Ribeiro Lima ficou em 3º lugar e Arthur Pereira de Oliveira (ECI) ficou em 4º lugar.

 Na modalidade voleibol feminino, o campeão foi o time formado por atletas dos institutos IESTI, IEM, IMC e ISEE, representando os cursos de ECO, MBA, Engenharia de Materiais (EMT) e EEL. Como melhor jogadora foi eleita Isabelle Maciel do Rosário (MBA).

 No voleibol masculino, o campeão foi o time de ECO e o melhor jogador foi Samuel Antônio Fernandes.

EDUNI

 Além das Olimpíadas Internas da UNIFEI, atletas da Universidade se destacaram em outros eventos realizados anteriormente.

 A 14ª edição do Encontro Desportivo Universitário (EDUNI), campeonato organizado pela Associação Atlética Acadêmica da Universidade Federal de Itajubá (A.A.A. UNIFEI) e sediado no campus sede, foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro e teve como temática “O último espetáculo”, contando com 19 modalidades esportivas, tanto individuais como coletivas, além de 5 modalidades eletrônicas.

 Os jogos aconteceram nas dependências da UNIFEI, como o ginásio poliesportivo, as quadras de areia, o campo de futebol, o Espaço CoWorking e o aquário, e também em lugares externos à Universidade, como o Real Tennis Club Itajubá, o Ginásio do Tigrão, o Itajubá Tênis Clube (ITC) e o ginásio do bairro Varginha.

 Os alunos da UNIFEI competiram com discentes da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), ambas equipes de Lorena – SP.

 As equipes de vôlei feminino, handebol feminino e futebol de campo terminaram com a terceira colocação. A medalha de prata foi alcançada pelos alunos da UNIFEI nas modalidades futsal feminino, basquete feminino, peteca masculino, tênis de mesa feminino e counter strike.

 Os alunos atletas da UNIFEI conquistaram o título nas modalidades futsal masculino, vôlei masculino, handebol masculino, peteca feminino, xadrez, tênis de mesa masculino, tênis de campo masculino, tênis de campo feminino, natação, futevôlei; Fifa, League of Legends, Valorant e Rocket League.

JUBs

 Além do EDUNI, os atletas da UNIFEI se destacaram nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), o maior e mais importante evento esportivo universitário em âmbito nacional, ocorrido na cidade de Joinville – SC entre os dias 08 e 22 de outubro.

 Os alunos atletas da Instituição, Lucas Pezzo, judoca campeão na categoria até 66 kg dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) 2023, e Rafle Raphael Netto, jogador de Xadrez, terceiro colocado nesta mesma competição, conquistaram com esses resultados a vaga para representar a Universidade e o Estado nos JUBs.

 Nessa competição, os atletas da UNIFEI apresentaram excelentes resultados, com destaque para a 9ª colocação dentre 41 competidores conquistada pelo enxadrista Rafle Raphael, que obteve 4 vitórias em 6 jogos disputados.

 Os JUBs são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e têm como objetivo incentivar a prática esportiva no cenário acadêmico.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo