CEDUC

Bem vindo à página da CEDUC – Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá.

O CEDUC é a concretização de discussões, de lutas, de embates e é uma conquista. Uma conquista de professores e alunos que retém no olhar o alargamento do sentido de universidade, de formação humana como condição sine qua non para uma formação profissional de excelência. Aqui há uma proposta de educação, um conjunto de projetos com vistas à pesquisa educacional, promovendo investigação de práticas docentes, de cenários curriculares alternativos, de possibilidades formativas com uso de tecnologias.

Aqui há uma proposta de educação para a sensibilidade, em que a arte também tem espaço no percurso formativo de alunos e professores. O espaço do CEDUC é lugar de encontro entre teorias que tentam dar conta da complexidade da educação e fazeres pedagógicos que se inscrevem no cotidiano da pesquisa, do ensino e da extensão. Sim, aqui também fazemos extensão, abrindo à comunidade e, principalmente à comunidade escolar da cidade e região. E então, juntos, vamos desenhando outras possibilidades para uma formação docente que promova a autonomia, a criticidade, a criatividade e a práxis. Aqui, nesta vastidão de espaço, há estudo, há reflexão, há o silêncio do pensar. E há o ressoar de sentidos produzidos e de significados construídos coletivamente.

Como? Nos diálogos que empreendemos com colegas que trazem suas inquietações acerca de sua docência, nos encontros entre mulheres para que nossas vozes sejam ouvidas, nas oficinas que são desenvolvidas para uma melhor compreensão de temas tão falados e tão pouco entendidos como gênero, exclusão, racismos, preconceitos que permeiam o universo escolar. Um centro de educação tem, em seu bojo, a intenção de oferecer meios, programas e projetos focados na formação de professores, seja formação inicial(articulando seus projetos aos programas dos cursos de Licenciatura), seja formação continuada(agregando professores da Educação Básica e do Ensino Superior em projetos de extensão e de pesquisa).