

As atividades do Consórcio Sthem Brasil agendadas para 2018 já estão acontecendo. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participa do Comitê Gestor do consórcio, sendo representada pelo professor Thiago Clé de Oliveira, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) e atual pró-reitor adjunto de Graduação, que compõe o Comitê de Pesquisa do consórcio juntamente com Carlos Alberto Figueiredo da Silva, do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), e Octavio Mattasoglio Neto, do Instituto Mauá.
O Consórcio Sthem Brasil é uma rede que nasceu em 2013, pela iniciativa de 11 instituições de ensino superior (IES) lideradas pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena (Unisal), com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através das metodologias ativas.
O termo Sthem é composto pelas iniciais em inglês de Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics – Ciências, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática. O Consórcio, inédito no país, reúne mais de 40 IES públicas e privadas e a organização Laspau – Academic and Programs for the Americas, filiada à Universidade Harvard, dos EUA, e responsável pela formação dos participantes.
Sthem em Brasília
Em dezembro de 2017, o Consórcio Sthem Brasil, representado por seu presidente, Fábio Garcia Reis, do Centro Universitário Salesiano (Unisal) – Semesp; Daiane Folle, da Faculdade Meridional (Imed), e o professor Thiago Clé, da Unifei, teve a oportunidade de estar junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), unidade do Ministério da Educação (MEC), em Brasília – DF, com o objetivo de apresentar o consórcio e manter diálogo junto a esses órgãos para compartilhar as experiências de inovação acadêmica com êxito das 47 instituições de ensino superior que compõem o grupo.
Na Seres, os representantes da Sthem foram recebidos pelo secretário Henrique Sartori e pelo chefe de Gabinete, Rubens de Oliveira Martins; no Inep, pela chefe de Gabinete, Alessandra Brasca, e na Capes, pela secretária do Gabinete da Presidência, Sra. Izabel.
Segundo material veiculado pela Sthem Brasil, os membros do consórcio tiveram uma impressão positiva das lideranças dessas entidades, que demonstram querer deixar sua marca no ensino superior brasileiro, acreditando na inovação acadêmica. “É disso que precisamos. Fomos provocados para contribuir na elaboração de critérios e métricas que configurem o que é uma IES e um curso inovador. Como consórcio, acreditamos que estamos prontos para contribuir nesse fortalecimento do ensino superior brasileiro, cumprindo a nossa missão de promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES brasileiras para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade”, disseram os representantes do Consórcio presentes em Brasília.
Conselho Diretivo
O Conselho Diretivo do Consórcio Sthem Brasil 2016-2019 é composto por: Fábio Garcia Reis (Unisal), presidente do Conselho, e Daiane Folle (Imed), vice-presidente do Conselho; Zelly Pennacchi Machado (Toledo Prudente), Alexandre Gracioso (ESPM), Thales Reis Hannas (Facig), Ana Maria Costa e Sousa (Unicesumar), membros do Comitê Educacional; Arapuan Netto (Unisuam), Ruy Guérios (Eniac) e Gustavo Hoffmann (UNA), membros do Comitê de Relacionamento, Cooperação e Internacionalização; Carlos Alberto Figueiredo da Silva (Unisuam), Octavio Mattasoglio Neto (Instituto Mauá) e Thiago Clé de Oliveira (Unifei), membros do Comitê de Pesquisa, e Fátima Medeiros (Unisal) e Verônica Paludo Bressan (Imed), da Assessoria de Operações do Consórcio.
Mais informações sobre o consórcio e suas atividades podem ser obtidas na página: http://sthembrasil.com.
AGENDA 2018:
Formação Online
Neste primeiro semestre acontece a Formação online – Sthem Brasil, sendo oferecidos cursos aos professores de todas as IES consorciadas, sem custo. Para os professores que participam pela primeira vez da formação em Lorena – SP, no Centro Universitário Salesiano (Unisal), a realização dos cursos online é obrigatória.
Os cursos oferecidos as IES responsáveis são: Sala de Aula Invertida, oferecido pela Unisal e pelo Centro Universitário Eniac; Problem Based Learning (PBL), pelo Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam); Team Based Learning (TBL), pela Faculdade de Ciências de Guarulhos (Facig), e Peer Instruction (PI), pelo Centro Universitário Toledo Prudente. Mais detalhes sobre os cursos podem ser conferidos mais abaixo.
Fórum
Em março, nos dias 22 e 23, acontece o IV Fórum STHEM Brasil de Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa, na Universidade São Judas, em São Paulo, capital. O evento é gratuito para professores das IES consorciadas.
Formação Sthem Brasil/Laspau
Com relação à 5ª Formação de professores STHEM Brasil / Laspau, o módulo presencial será realizado de 07 a 11 de maio, no Unisal, em Lorena – SP e o módulo online de 03 de setembro a 30 de novembro. A Unifei ainda não definiu a quantidade de docentes participantes da formação, pois ainda está sendo discutida a proposta orçamentária para a Universidade em 2018.
Professores do Futuro
Quanto à Formação Professores do Futuro, o módulo presencial acontece de 04 a 30 de junho, na Tampere University of Applied Sciences (TAMK), na Finlândia, e o módulo online, de 01 de agosto a 31 de outubro. O módulo presencial no Brasil será realizado de 05 a 09 de novembro, inicialmente em São Paulo.
O investimento de cada IES interessada é de € 4.846,00 por participante, considerando a formação, almoço e hospedagem. O pagamento deve ser realizado até 09 de março e a reserva de vagas pode ser feita através do e-mail contato@sthembrasil.com.
Encontro de Gestores
Já o Encontro de Gestores do Consórcio Sthem Brasil está previsto para 27 de agosto, em local a ser definido.
CURSOS ONLINE DE METODOLOGIAS ATIVAS:
Os cursos online de metodologias ativas do Sthem Brasil são oferecidos para professores de todas as IES consorciadas, sem custo, e as aulas são disponibilizadas na plataforma Blackboard do Grupo A.
Sala de Aula Invertida
Este curso é oferecido pela Unisal e pelo Centro Universitário Eniac. Segundo material de divulgação do Sthem Brasil, “Inverter a sala de aula” significa modificar o modo de fazer a aula acontecer. A teoria e os conceitos são estudados em casa por meio de textos e vídeos no ambiente virtual.
A sala de aula será o espaço da discussão, da experimentação, do desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico dos estudantes, bem como de sua integração e colaboração entre si e com o professor. Os estudantes devem ser orientados sobre como agir diante desse novo processo, e a instituição escolar deve adaptar-se a esses estudantes, bem como modificar seu próprio ambiente e a atitude dos docentes.
Neste curso, os participantes devem refletir sobre os modelos educacionais de ontem e de hoje; conhecer o conceito e a história desta metodologia, suas características e outros modelos de ensino híbrido; compreender as etapas desta técnica e os papéis para os que dela participam e conhecer alguns exemplos de implementação da Sala de Aula Invertida bem como os problemas que podem ocorrer ao implementá-la.
Problem Based Learning
Oferecido pelo Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), o Problem Based Learning (PBL) busca desenvolver uma forma variada de aprendizado, utilizando os problemas que ocorrem no dia a dia das empresas, escolas, hospitais, enfim, tudo o que é preciso desenvolver para fazer com que o aluno, verdadeiro objetivo dos docentes, esteja diante de problemas reais para que possam desenvolver seu raciocínio prático e voltado ao conhecimento da realidade que espera vivenciar após sua formação.
Baseado nessa proposta, conhecer mais sobre PBL é crucial ao docente e a proposta é de melhorar a forma como a práxis pedagógica empregada nas salas de aulas possam melhorar academicamente a vivência e a experiência dos alunos em seus bancos escolares.
A proposta não se esgota com este curso, mas pretende-se que ele seja um fio condutor e um despertar para o aprofundamento do estudo desta metodologia que pretende ser inovadora e motivacional para todos que a conhecem.
Team Based Learning
O curso é oferecido pela Faculdade de Ciências de Guarulhos (Facig). Segundo material divulgado pelo Sthem Brasil, uma reportagem recente destacada nos principais canais de mídia do país salientou o altíssimo índice de evasão no ensino superior brasileiro, sendo que, mesmo em instituições de gestão federal, ou seja, gratuitas, o índice de desistência ultrapassa os 40%.
A divulgação também informa que nos Estados Unidos, onde a principal questão educacional vem sendo o custo, mais da metade dos concluintes do ensino superior afirma não ter obtido no ensino superior as competências requeridas pelo mercado de trabalho, opinião compartilhada pelas empresas americanas.
Este fato, ligado ao alto valor financeiro para obtenção do diploma, leva a questionamentos sobre o custo benefício desta trajetória, além de haver uma grande distância entre o conteúdo dos currículos adotados e as necessidades do mercado. Associando estas duas situações, percebe-se que é necessária uma mudança para que o ensino superior seja significativo para aqueles que o frequentam, bem como para que o haja o retorno esperado e requerido pela sociedade.
A veiculação defende que caso as instituições não promovam as mudanças que levem a uma maior motivação e também a uma maior absorção das esperadas competências por parte dos estudantes, o ensino superior corre o risco de se ver desnecessário, principalmente com a disseminação de cursos on line dos mais variados matizes, que, por serem mais baratos, mais acessíveis e mirarem competências específicas, estão cada vez mais no horizonte como uma ameaça à educação superior de baixa qualidade.
Segundo o material do Sthem Brasil, uma das iniciativas para a maior absorção dos conteúdos por parte dos alunos e também uma forma de motivá-los é torná-los peça central do aprendizado, participando ativamente do processo de ensino. As metodologias ativas de ensino já provaram despertar o interesse e proporcionar uma maior absorção do conhecimento, trabalhando indiretamente competências imprescindíveis atualmente, como trabalho em equipe, análise crítica, habilidade de comunicação e liderança.
Nesta direção, destaca-se a metodologia Team Based Learning (TBL), que se caracteriza por uma metodologia estruturada que requer que os estudantes não apenas obtenham conhecimento sobre determinado tópico, mas aprendam a pensar sobre o tema e expressem suas opiniões. A TBL proporciona oportunidade para que ideias sejam desafiadas pelas perspectivas diferentes de outros e que se desenvolvam as habilidades de trabalho em equipe e liderança.
Peer Instruction
Oferecido pelo Centro Universitário Toledo Prudente, o curso sobre Peer Instruction (PI), ou Instrução pelos Colegas, trata de uma metodologia de ensino focada no protagonismo do estudante. A metodologia engaja os alunos, motivando-os a solucionar questões conceituais, e oferece ao professor um feedback instantâneo da compreensão sobre os conceitos abordados.
Os estudantes aprendem mais. Para isso, o professor precisa deixar o papel tradicional de detentor exclusivo do conhecimento, passando a atuar como mediador da aprendizagem. O curso está estruturado em três módulos: no primeiro, apresenta-se a metodologia e sua sequência didática. No segundo, aborda-se a elaboração de questões conceituais eficazes para o ensino com a PI e, por fim, são oferecidas dicas de como inverter a sala de aula com essa metodologia.
A proposta do curso é que o professor tenha todos os subsídios necessários para motivar seus estudantes e se engajar naquilo que o criador da Peer Instruction, Eric Mazur, chamou de “Revolução da aprendizagem ativa”.