UNIFEI

Educação Básica. Formação de Professores conta com a presença do secretário estadual de educação.

A vice-reitora Profa. Janaína Roberta dos Santos e a representante da Unifei na  Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica, Profa. Eliane Matesco Cristovão, participaram da cerimônia de celebração dos dois anos da Rede na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na terça-feira (9/12). O objetivo da Rede é valorizar o professor, em prol do fortalecimento da educação básica, além de incentivar a criação de espaços comuns da formação (Nóvoa, 2022).

A Rede envolve 19 instituições de educação superior (IES) públicas vinculadas ao Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes).

Reitora Sandra Almeida; Secretário Rossieli Silva; Reitor Demetrius Silva
Reitora Sandra Almeida; Secretário Rossieli Silva; Reitor Demetrius Silva

Presidida pelo reitor da UFV Demetrius David da Silva, presidente do Foripes, e pela reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, a cerimônia contou com a participação do secretário de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares da Silva. Durante o evento, o secretário destacou as ações e desafios da educação no estado e comentou sobre o potencial de Minas Gerais no que diz respeito ao ensino superior.

O secretário ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica pela quantidade e capilaridade das instituições públicas (estaduais e federais) mineiras.

A coordenadora da Rede, pró-reitora adjunta de Graduação da UFMG, professora Maria José Flores, apresentou o projeto ao secretário. “Trata-se da materialização do sentido da Rede para a construção de um espaço comum de formação de professores, em que as escolas de educação básica sejam formadoras e os professores das escolas de educação básica coformadores dos estudantes das licenciaturas, embasada na proposta do pesquisador António Nóvoa”. A professora explicou ao secretário que, “independentemente das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, que sofreram mudanças nos últimos anos [DCN de 2015, 2019 e 2024], a proposta do projeto é se ancorar na tradicional relação das IES com as escolas de educação básica, que ocorre por meio das atividades de estágio e de extensão”.

O projeto piloto já recebeu a adesão de 15 IES, que estão vinculadas a pelo menos uma escola piloto, no total de 20 escolas estaduais presentes em 15 municípios mineiros. Esse contingente atenderia a 355 estagiários e 71 professores de matemática, português, geografia, história e biologia por semestre. Para o fortalecimento desta parceria, o secretário propôs a criação de um Grupo de Trabalho (GT) junto às instituições de ensino superior que compõem o Foripes. Esta ação possibilitará o aprofundamento da discussão dos termos de cooperação com a SEE que já vem sendo articulado pela chefe da Assessoria de Ensino Superior da SEE, Leandra Felícia Martins, e pela assessora Fernanda Amaral desde a formalização da Rede.

O encontro se estendeu durante toda a tarde do encontro com os representantes das equipes das IES que coordenam os trabalhos da Rede Mineira, para a revisão do regimento e o fortalecimento de suas ações.

Rolar para cima
Acessar o conteúdo