Na manhã de 09 de maio, quarta-feira, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professor Dagoberto Alves de Almeida; o chefe de Gabinete da Reitoria, professor José Arnaldo Barra Montevechi, e o diretor de Serviços Gerais, Daniel Ribeiro dos Santos Silva, receberam o tenente-coronel André de Oliveira Coli, comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), sediado em Itajubá.
A visita teve como objetivo apresentar os resultados de ações implementadas relativas à segurança de alunos, professores e demais servidores, além de discutir parcerias da Universidade com a Polícia Militar para intensificar as iniciativas existentes e criar medidas que aumentem a segurança de toda a população, dentro e fora do campus.
Durante a conversa, foram comentados os casos de roubos e furtos que aconteciam com alunos, os quais, segundo os representantes da Unifei, diminuíram graças à atuação da Polícia. Segundo o tenente-coronel André Coli, atualmente a PM tem investido em tecnologia para combater o crime.
O comandante da PM disse que, além do mapeamento de zonas com maior incidência de crimes e dos dias da semana e horários em que eles ocorrem, a Diretoria de Tecnologia e Sistemas da Polícia Militar criou o programa Celular Seguro. O militar explicou que um cadastro no site da PM auxilia na localização do aparelho celular da vítima através do sistema de posicionamento global (GPS), facilitando, assim, a ação para identificar e, até mesmo, recuperar o objeto furtado ou roubado.
O visitante também defendeu que a população deve ser conscientizada e orientada a respeito de ações que podem evitar alguns crimes, como não deixar o aparelho celular à vista e manter a atenção ao andar pelas ruas próximas da Universidade, por exemplo. Segundo ele, por meio de vídeos institucionais, a PM orienta sobre possíveis ocorrências.
No final da visita, o professor Dagoberto Alves de Almeida passou ao tenente-coronel André Coli um exemplar do livro Unifei: 100 Anos de História, alusivo ao primeiro centenário da instituição.
Para efetuar o cadastro no programa Celular Seguro, os interessados devem acessar o link: http://ww3.policiamilitar.mg.gov.br/48bpm/CelularSeguro/. Outras informações sobre o 56º Batalhão de Polícia Militar podem ser acessadas pelo link: https://www.facebook.com/56bpm/.
O comandante do 56º BPM
Natural da cidade do Rio de Janeiro, o tenente-coronel André de Oliveira Coli iniciou sua carreira na PMMG no ano de 1994. Nos últimos anos, ele trabalhou como chefe da Seção P3/ Secretaria do Estado Maior da Unidade, subcomandante de unidade e comandante de companhia. Desde fevereiro de 2017, atua como comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, sediado em Itajubá.


