




A equipe Black Bee Drones, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), participou entre os dias 11 e 15 de setembro da International Micro Air Vehicle Conference and Competition (IMAV), torneio de drones que ocorreu na cidade de Aachen, na Alemanha.
Programação
No primeiro dia de evento, houve o credenciamento e a cerimônia de abertura. Em seguida, os testes Indoor, na Derby Arena, e Outdoor, no Aldenhoven Testing Center, foram realizados para que os drones e os membros representantes pudessem se adaptar.
No dia 12, houve a abertura e o início das provas na competição Indoor, em que o drone da Black Bee voou de forma autônoma e cumpriu os desafios que foram planejados pela equipe.
Na quarta-feira, houve a abertura e início das provas Outdoor, no Aldenhoven Testing Center. Nessa categoria, o tempo de teste da equipe foi prejudicado por conta de fortes rajadas de vento e problemas com a telemetria do drone. Apesar do empecilho, o ponto positivo para a equipe no dia foi que, pela primeira vez na história, a Black Bee conseguiu apresentar um drone de asa fixa voando de forma autônoma, além de drones modelo sanduíche completamente estáveis.
No penúltimo dia do evento, houve uma conferência com a Universidade Técnica de Aachen (RWTH Aachen University), e em seguida, um jantar comemorativo foi realizado.
Na sexta-feira, último dia do torneio, houve a cerimônia de encerramento e a premiação. A Black Bee Drones alcançou a terceira colocação no torneio na categoria Indoor e ainda recebeu o prêmio especial da competição, por ter sido a única equipe que conseguiu voar de maneira completamente autônoma nesta classe.
Em suas redes sociais, a equipe Black Bee Drones publicou: “Não poderíamos ter alcançado esse feito incrível sem a ajuda e o apoio dos nossos membros e de todos os que estiveram ao nosso lado. Um grande agradecimento a todos que nos apoiaram ao longo dessa jornada.”