Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, a equipe Cheetah Racing, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), participou, em Piracicaba – SP, da 20ª edição da Fórmula SAE Brasil, competição universitária de engenharia automotiva, na qual estudantes de diversas universidades do Brasil projetam, constroem e competem com carros de corrida estilo fórmula.
Neste ano, a equipe Cheetah Racing foi a 3ª colocada na prova de eficiência e conquistou o 11° lugar na classificação geral. A competição acontece uma vez por ano e conta tanto com provas estáticas, como com apresentações do projeto do veículo e provas dinâmicas, que testam o carro na pista de corrida. Nesta edição, foram inscritas 70 equipes representantes de instituições de ensino superior, sendo 66 de 12 estados brasileiros e quatro do Chile, Peru, México e Venezuela.
O principal objetivo da competição é proporcionar uma experiência prática para os estudantes, envolvendo desde o design e a fabricação do carro até a apresentação do projeto para uma banca de juízes, que avaliam aspectos como inovação, segurança, custo, eficiência e desempenho.
A competição faz parte do circuito mundial da Fórmula SAE, que é organizado pela SAE International (Society of Automotive Engineers) e tem edições em vários países. As equipes que se destacam na Fórmula SAE Brasil muitas vezes competem em edições internacionais, como as realizadas nos Estados Unidos e na Europa.
“A participação dos alunos no evento contribui para o desenvolvimento de profissionais cada vez mais qualificados, com a preparação robusta para a carreira profissional, desenvolvendo tanto habilidades técnicas quanto comportamentais que são altamente valorizadas no mercado de trabalho e essenciais para o sucesso na engenharia”, disse Rafael Gomes, estudante da UNIFEI e diretor-geral da equipe Cheetah Racing.

